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dc.contributor.authorSilva, Lucas Sassaki Vieira da-
dc.contributor.authorBastos, Juceline Batista dos Santos-
dc.contributor.authorSoares, Jorge Barbosa-
dc.date.accessioned2022-06-20T14:58:30Z-
dc.date.available2022-06-20T14:58:30Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOARES, J. B. Efeito do uso de corpos de prova moldados e extraídos na caracterização mecânica de misturas asfálticas. TRANSPORTES, [s.l.], Vol. 30, n. 1, 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66509-
dc.description.abstractThere is still no consensus on the effects of using molded or cored/cut specimens on the mechanical characterization of asphalt mixtures. The objective of this paper is to evaluate the difference in using molded or cored/cut specimens of a single asphalt mixture by means of different laboratory tests: uniaxial and triaxial permanent deformation, uniaxial tension-compression fatigue, dynamic modulus, indirect tensile strength, and resilient modulus. Aggregate gradation and binder content on both molded and cored/cut specimens were evaluated. Higher sensibility was noticed on the permanent deformation tests, followed by the dynamic modulus and the tension-compression fatigue test. No significant variation was observed on the resilient modulus and the indirect tensile strength tests when the two types of specimens investigated were compared.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTransportespt_BR
dc.subjectExtração de corpo de provapt_BR
dc.subjectMetodologia de moldagempt_BR
dc.subjectCaracterização mecânicapt_BR
dc.titleEfeito do uso de corpos de prova moldados e extraídos na caracterização mecânica de misturas asfálticaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNão há consenso quanto aos efeitos do uso de amostras moldadas ou extraídas para a caracterização mecânica de misturas asfálticas. O objetivo deste artigo é avaliar o efeito do uso de corpos de prova (CPs) moldados e extraídos de uma mistura asfáltica, fazendo uso de ensaios uniaxiais e triaxiais de deformação permanente, uniaxiais de fadiga por tração-compressão e módulo dinâmico, além de resistência à tração indireta e módulo de resiliência. A variação de granulometria e o teor de ligante nos CPs moldados e extraídos também foram avaliados. Observou-se maior sensibilidade nos ensaios de deformação permanente, seguido por módulo dinâmico e fadiga por tração-compressão. Os ensaios de módulo de resiliência e resistência à tração indireta não apresentaram variação significativa quando comparados os dois tipos de corpos de prova investigados.pt_BR
dc.title.enEffect of using molded and extracted specimens on the mechanical characterization of asphalt mixturespt_BR
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