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dc.contributor.authorSoares, Jorge Barbosa-
dc.date.accessioned2022-06-20T14:52:27Z-
dc.date.available2022-06-20T14:52:27Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationSOARES, J. B. Considerações sobre o uso de conceitos da mecânica da fratura para o projeto de pavimentos de concreto de cimento. TRANSPORTES, [s.l.], Vol. 8, n. 1, 2000.pt_BR
dc.identifier.issn1415-7713-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66506-
dc.description.abstractThe tensile strength used in the design of concrete structures, such as concrete pavement systems, has typically been determined based on small test specimens. It is well known that strength values obtained from geometrically different specimens can be largely different. Naturally, one must question the applicability of strength values obtained from these conventional specimens to an actual structure. This deficiency is encompassed within effects of specimen (or structure) size and geometry on thestrength. Given that fracture parameters can be used to determie concrete strength, a simplified tension test method, based on the fracture mechanics theory, is presented to determine concrete fracture parameters. Applications of the method to determine concrete fracture resistance are also discussed as they apply to concrete pavement sawcut depth requirements.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTransportespt_BR
dc.subjectResistência à traçãopt_BR
dc.subjectFadigapt_BR
dc.subjectMecânica da fraturapt_BR
dc.subjectMateriais de concretopt_BR
dc.titleConsiderações sobre o uso de conceitos da mecânica da fratura para o projeto de pavimentos de concreto de cimentopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA resistência à tração usada no dimensionamento de estruturas de concreto, como pavimentos, tem sido tradicionalmente determinada a partir de corpos de prova de laboratório. É sabido que valores de resistência obtidos a partir de corpos de prova geometricamente diferentes podem ser bastante diferentes. Naturalmente, pode-se questionar a aplicação da resistência obtida pelos corpos de prova convencionais a uma estrutura real. Esta deficiência está relacionada aos efeitos de tamanho e geometria da peça na resistência do material. Dado que parâmetros de fratura podem ser usados na determinação da resistência à tração do concreto, é apresentado um método simplificado para a determinação destes parâmetros, baseado na teoria da mecânica da fratura. A determinação da resistência à tração por parâmetros de fratura é também discutida conforme se aplica a requerimentos de profundidade de corte em pavimentos de concreto com juntas.pt_BR
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