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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66480
Tipo: | Tese |
Título: | Tudo é perigoso, tudo é divino maravilhoso: as sexualidades na Tropicália (1967-1979) |
Autor(es): | Dantas, Antônio Ribeiro |
Orientador: | Pordeus Júnior, Ismael de Andrade |
Palavras-chave: | Tropicalismo;Movimento tropicalista;Sexualidade;Ciências Sociais;Música Popular Brasileira;Tropicália;Música e sexualidade;Comportamento sexual;Sociedade brasileira |
Data do documento: | 1999 |
Citação: | DANTAS, Antônio Ribeiro. Tudo é perigoso, tudo é divino maravilhoso: as sexualidades na Tropicália (1967-1979). Orientação: Ismael de Andrade Pordeus Júnior. 1999. 249 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, 1999. |
Resumo: | O presente trabalho trata das representações sociais das sexualidades no período 1967-1979 e tem como corpus de investigação as letras das músicas de alguns compositores que participaram do Movimento Tropicalista. As sexualidades investigadas são aquelas emergentes no período e que são consideradas como produção da elite universitária brasileira, principal publico consumidor das canções elaboradas pelos artistas selecionados. No primeiro capítulo é delimitado o contexto artístico-musical brasileiro no final dos anos sessenta, momento em que eclode o Movimento Tropicalista de modo a demonstrar os inter-relacionamentos entre a período selecionado, o corpus e o objetivo da investigação. O segundo capítulo discute e reelabora os conceitos de representações sociais, revolução sexual e mudança social aplicados a uma concepção socio-antropológica de sexualidade, tomada sob o prisma da pluralidade cultural. O terceiro capítulo analisa as representações sociais que elaboram os papéis e identidades de gêneros contidas no cancioneiro de Caetano Veloso Gilberto Gil e Rita Lee. Os questionamentos e idealizações que as canções remetem às formas de constituição e convivência familiar compõem o quarto capítulo. Nas conclusões, conteúdo do quinto capítulo, demonstra-se a adequação, a partir do material empírico, da concepção de "sexualidades", enfatizando-se os modelos que são extraídos das canções, tomados como representativos de diferentes posturas assumidas em relação à vida sexual. |
Abstract: | This thesis approaches the social representations of the sexualities in the preiod 1967-1979, having as corpus the investigastion of the song lyrics of some composers who were concerned to the Movimento Tropicalista. The sexualities investigated are those emerging in this period and are considered as a product of the Brazilian acadernic élite, the main consurning public of the songs written by the artists selected. The first chapter delirnits the Brazilian artistic musical context at the end of the seventies, the moment of the boom of the Movimento Tropicalista, to, envail the relationship between the period selected, the corpus and the research goals. The second chapter rethinks the social representation concepts, sexual revolution and social change applied to a socioanthropological approach of sexuality, viewed under the prism of cultural plurarity. The third chapter analyses the social representations that build up roles and gender identities emerged from of Caetano Veloso, Gilberto Gil and Rita Lee songbooks. The fourth chapter is refered to the forms and roles inside farnily structure and organization. Finally, the fifth chapter leads to the conclusion that the conception of "sexualities" is adequate, emphasizing the models discovered in the songs, seen as different representative attitudes related to sexual life. |
Résumé: | Le présent travail porte sur les représentations sociales des sexualités couvrant Ia période de 1967 à 1979. Notre corpus d'analyse est constitué des paroles des chansons de quelques compositeurs qui ont pris part au Mouvement dit "Tropicalista". n s'agit donc des sexualités qui émergent de Ia période en question et qui apparaissent comme production de l' élite universitaire brésilienne; cette élite même qui constitue le principal public consommateur des chansons élaborées par les artistes sélectionnés pour notre étude. Le premier chapitre délimite le contexte artistique et musical brésilien à Ia fin des années soixante-dix, moment d'éclosion du Mouvement dit "Tropicalista", de maniêre à établir les liens existants entre cette période, le corpus et l' objetif de Ia recherche. L'examen et Ia reformulation des concepts de représentations sociales, de révolution sexuelle et de changement social appliqués à une conception socio-anthropologique de sexualité, vue à travers le prisme de Ia pluralité culturelle, seront l'objet du deuxiême chapitre. Le troisiême chapitre sera consacré à I'analyse des représentations socialies qui construissent les rôles et les identités de genre contenues dans le recueil de chansons de Caetano Veloso, Gilberto Gil et Rita Lee. Les questions et les idéalisations contenues dans les chansons au sujet de Ia constitution et de Ia vie familiale composent le quatriême chapitre de ce travail. Quant à Ia conclusion, matiêre du cinquiême chapitre, elle sera l'occasion pour nous de montrer, à partir d'un matériel concret, l'adéquation de Ia conception de "sexualités"aux modeles issus des chansons, pris comme représentafifs de différentes postures assumées par rapport à Ia vie sexuelle. |
Descrição: | Tese digitalizada na BCH em junho de 2022. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66480 |
Aparece nas coleções: | PPGS - Teses defendidas na UFC |
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