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Tipo: Dissertação
Título: Tropicalismos na Música Popular Brasileira: um olhar interdiscursivo sobre a Tropicália e a geração de 90
Autor(es): Bezerra, Lígia Cristine de Morais
Orientador: Costa, Nelson Barros da
Palavras-chave: Discurso litero-musical brasileiro;Interdiscursividade;Intertextualidade;Investimento cenográfico;Linguística;Tropicalismo;Análise do discurso;Década de 90;Música Popular Brasileira;Região Nordeste (Brasil);Captação de ethos;Código de linguagem
Data do documento: 2005
Citação: BEZERRA, Lígia Cristine de Morais. Tropicalismos na música popular brasileira: um olhar interdiscursivo sobre a Tropicália e a geração de 90. Orientação: Nelson Barros da Costa. 2005. 149 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.
Resumo: Nesta pesquisa, investigamos a interdiscursividade entre dois posicionamentos no discurso litero-musical brasileiro: o Tropicalisrno e a vertente nordestina da Geração de 90, a qual compreende três cantores/compositores: Zeca Baleiro, Lenine e Chico César. Nosso suporte teórico é o da Análise do Discurso de linha francesa, conforme delineada por Maingueneau (1997, 2001). São conceitos centrais neste trabalho: posicionamento, interdiscursividade, dialogismo, heterogeneidade enunciativa, intertextualidade. Para efetuarmos nossa tarefa, cumprimos três etapas: 1. caracterização discursiva do Tropicalismo; 2. caracterização discursiva da vertente nordestina da Geração de 90; 3. identificação de relações intertextuais e interdiscursivas entre os dois posicionamentos em questão. Para tais caracterizações discursivas, tomamos como base as noções de investimento cenográfico, investimento ético e investimento lingüístico (MAINGUENEAU, 2001; COSTA, 2001) de cada posicionamento. Para o estudo das relações intertextuais e interdiscursivas, adotamos as propostas de Piégay-Gros (1996) e Costa (2001). Comprovamos a interdiscursividade entre os referidos posicionamentos, identificando, na produção da vertente nordestina da Geração de 90, as seguintes relações intertextuais com o movimento tropicalista: citação, referência e alusão; e as seguintes relações interdiscursivas: captação de ethos, código de linguagem e de cenografias; além dos seguintes gestos enunciativos: estruturação das letras através de montagens cinematográficas, descontinuidade do fio narrativo ou descritivo da canção; intervalos inusitados; inserção de ruídos, sons do cotidiano, tais como barulho de feiras, conversas, etc.; mescla de instrumentos tradicionais e populares com instrumentos modernos e eruditos, para enfatizar o contraste entre o antigo e o atual, o regional e o universal; pluralidade de ritmos executados. A interdiscursividade dá-se, sobretudo, pela convergência das propostas de ambos os posicionamentos no que diz respeito a promover uma decantação da heterogeneidade como traço marcante da cultura brasileira.
Abstract: ln this research, we investigate the interdiscursivity between two positions in the Brazilian Popular Music discourse: Tropicalism and the Northeastern branch of the 1990's Generation, which comprises three singers / composers: Zeca 8aleiro, Lenine and Chico César. Our theoretical support is the one of the French Discourse Analysis, as delineated by Maingueneau (1997, 2001). Central concepts in this work are: discursive position, Interdiscursivity, diaJogism, enunciative heterogencity, intertextuality. To accomplish our task, we followed three steps: 1. a discursive characterization of Tropicalism; 2. a discursive characterization of the Northeastern branch of the 1990' s Generation; 3. identification of intertextual and interdiscursive relationships between the two positions mentioned. These discursive characterizations were based on the notions of scenographic ethical and linguistic investments, (MAINGUENEAU, 2001). For the study of the intertextual and interdiscursive relationships, we adopted Piégay-Gros' (1996) and Costa's (2001) proposals. We proved the existence of interdiscursivity between the referred positions, identifying, in the production of the Northeastem branch of the 1990' s Generation, the following intertextual relationships with the tropicalist movement: citation, reference and allusion; and the following interdiscursive relationships: imitation of ethos, language code and scenographies; besides lhe following enunciative gestures: structuring of the Iyrics as cinematographic a semblies, disconlinuity of the narrative or descriptive character of the song; unusual intervals in the rnelodies; insertion of noises, sounds such as noise of fairs, conversations, etc; mixture of traditional and popular instruments with modern and erudite instruments, to emphasize the contrast between the old and the modern, the regional and the universal; diversity of rhythms played. The interdiscursivity is identified, above ali, for the convergencc of both positions' proposals to promete a valorization ofthe heterogeneity as an outstanding feature ofthe Brazilian culture.
Descrição: Dissertação digitalizada, sob demanda, na BCH em junho de 2022.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66389
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