Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66386
Tipo: Dissertação
Título: Análise da rentabilidade econômica das unidades de exploração agropecuária do perímetro Senador Nilo Coelho ( BA & PE) sob condições de risco
Autor(es): Câmara, Samuel Façanha
Orientador: Biserra, José Valdeci
Palavras-chave: Agropecuária;Risco;Produtividade agrícola
Data do documento: 1993
Citação: CÂMARA, Samuel Façanha. Análise da rentabilidade econômica das unidades de exploração agropecuária do perímetro Senador Nilo Coelho ( BA & PE) sob condições de risco. 1993. 88 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1993. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66386. Acesso em: 24 jun. 2022.
Resumo: O presente estudo tem coma objetivo avaliar economicamente, sab condições de risco, as unidades de exploração agropecuárias do perímetro Senador Nilo Coelho (BRA & PE). Em específico, estuda pretende caracterizar as unidades produtivas da perímetro com relação à produção agrícola, às principais culturas e criações, as produtividades médias, a estrutura de custas e composição do capital e determinar as seguintes indicadores de rentabilidade econômica, sob condições de risca: a) Renda Liquida b) Lucro c) Taxa de Remuneração do Capital d) Valorização da Mãa-de-Obra Familiar. A análise fai feita considerando-se trés cenários. No cenário I, considerou-se a tarifa d' água atual, que é bastante subsidiada pelo Governo. No cenário II, a tarifa d'água usada nos cálculos dos indicadores foi parcialmente subsidiada, pois seu valor cobriria apenas us gastos relativas à administração, operação e manutenção da infra-estrutura de irrigação do projeto, enquanto que, no cenário III, utilizou-se a tarifa d'água sem qualquer subsídio, ista &, uma tarifa cujo valor cobriria a amortização dos investimentos públicas, além dos custas com administração, operação e manutenção. Usou-se dados, em sua maioria, do tipa 'cross section", provenientes de pesquisa realizada pelo: BNB (Banco da Nordeste da Brasil SA.) /ETENE no estudo intitulado “Análise Agro-econômica e Capacidade de Pagamento do Pequeno Irrigante do Nordeste”. Como complemento, foram usados dados de séries históricas de estatísticas de preços de insumos e produtos e de produtividade, obtidos junto amu escritório local da EMATER-PE (< Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Pernambuco 9 e da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento do Vale da Fio São Francisco) e da Cooperativa das agricultores do perímetro Senador Nilo Coelho. Para incorporação de risco à análise de rentabilidade foi usada à método de simulação de Monte Carlo, para estimar as distribuições cumulativas dos indicadores de rentabilidade, as quais servirão de base para tomada de decisões de forma mais segura, pois fornecem indicações do grau de risco associada às atividades produtivas do perímetro em estuda.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66386
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1993_dis_sfcamara.pdf15,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.