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dc.contributor.authorLeandro, Rodrigo Pires-
dc.contributor.authorSavasini, Kamilla Vasconcelos-
dc.contributor.authorBernucci, Liedi Légi Bariani-
dc.date.accessioned2022-06-09T13:31:43Z-
dc.date.available2022-06-09T13:31:43Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationLEANDRO, R. P. et al. Influência das propriedades de forma da fração graúda do agregado no controle da deformação permanente de misturas asfálticas densas. TRANSPORTES, [s.l], v. 29, n. 2, p. 189-201, 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66322-
dc.description.abstractRutting is a common type of distress in asphalt pavements. This is more evident for warm regions and heavy traffic. The locking of the aggregate skeleton associated with the binder content contributes to increasing the stability of the asphalt mixture. The objective of the Bailey method, evaluated secondarily in this study, is to ensure aggregate interlock and good aggregate packing, giving resistance to permanent deformation. The purpose of this study was to evaluate the influence of the type and the shape properties of the aggregates (coarse fraction) in the control of the permanent deformation of dense asphalt mixtures. The asphalt binder used in this study was a neat binder classified by penetration (50/70 PEN). The aggregates used are: (i) one from granitic source and (ii) one gravel (crushed and not crushed). It was found that LCPC wheel tracking test results pointed out that the asphalt mix resistance to rutting depends on the aggregate source, especially its shape.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET)pt_BR
dc.subjectDeformação permanentept_BR
dc.subjectMétodo Baileypt_BR
dc.subjectAgregados graúdospt_BR
dc.subjectMisturas asfálticaspt_BR
dc.subjectPropriedades de formapt_BR
dc.titleInfluência das propriedades de forma da fração graúda do agregado no controle da deformação permanente de misturas asfálticas densaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm regiões de clima quente, sujeitas a tráfego pesado, os efeitos da deformação perma-nente se tornam um dos mais importantes problemas dos concretos asfálticos. O travamento do esqueleto de agregados, para um certo teor de ligante, contribui com o aumento da estabilidade da mistura asfáltica e da resistência aos afundamentos por deformação permanente. O método Bailey, avaliado nesse trabalho de maneira complementar, foi concebido para garantir adequada distribuição granulométrica para melhorar o comportamento dos concretos asfálticos quanto ao afundamento em trilha de roda. O propósito desse estudo foi avaliar a influência do tipo de agregado da fração graúda e das suas propriedades de forma no controle da deformação permanente de misturas asfálticas densas. Para a formulação das misturas asfálticas foram utilizados um ligante asfáltico convencional (CAP 50/70) e agregados de duas origens: (i) granítico britado, e (ii) seixo rolado britado e natural (sem britagem). A partir dos resultados dos ensaios de afundamento em trilha de roda, no simulador de tráfego do tipo LCPC, constatou-se que a fração graúda e, principalmente, as propriedades de forma dos agregados influenciaram o comportamento quanto à deformação permanente das misturas asfálticas densas avaliadas nesse estudo.pt_BR
dc.title.enInfluence of the shape properties of the coarse aggregates in the control of the permanent deformation of dense asphalt mixturespt_BR
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