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dc.contributor.authorPereira, Paulo Ricardo Ferreira-
dc.contributor.authorAraújo, Denise Lino de-
dc.date.accessioned2022-06-08T20:20:59Z-
dc.date.available2022-06-08T20:20:59Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationPEREIRA, Paulo Ricardo Ferreira; ARAÚJO, Denise Lino de. Representações de professores sobre ensino remoto na transição das aulas presenciais às remotas on-line. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 3, p. 233-254, set./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66293-
dc.description.abstractThis work is justified by presenting the teacher’s office in a context of social distancing, given the health pandemic resulting from COVID-19 that initiated crises in several social institutions. Motivated by questioning – What crises seem to overlap with the reports of teachers in pandemic situations? – we propose to investigate representations of teachers about remote teaching in the transition scenario from face-to-face to remote online classes. Specifically, we recognize as objectives: i) to identify representation(s) of teachers about remote teaching in a context of social distancing; ii) verify reception of teachers about the implementation of remote education in the transition scenario from face-to-face to online teaching. Theoretically, we start from considerations about education mediated by digital technologies, remote teaching, digital literacy, social and professional representations. Methodologically, this study is part of the qualitative paradigm with a netnographic approach. The data were generated through an online form and online focus group sessions. For sampling, we elect the corpus developed in the first session with a teacher Portuguese and a Biology teacher. By identifying that the participants understand remote education as an emergency measure, we found that the transition of the classes did not occur peacefully, because they were surprised by the implementation and did not feel represented by government interventions. The data seem to indicate a crisis established in the condition of the class’s performance, since there is an overlap of opaque barriers between professional and family actions. The previously familiar environment is “invaded” by the professional space, constituting a space of deterritorialization/reterritorialization that implies in educational practices.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessor em distanciamento socialpt_BR
dc.subjectRepresentações profissionaispt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.titleRepresentações de professores sobre ensino remoto na transição das aulas presenciais às remotas on-linept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho justifica-se por apresentar o ofício do professor em contexto de distanciamento social, dada a pandemia sanitária decorrente da COVID-19 que instaurou crises em diversas instituições sociais. Motivados pelo questionamento – Que crises parecem se sobrepor nos relatos de professores em situação de pandemia? – propomos-nos a investigar representações de professores sobre ensino remoto no cenário de transição das aulas presenciais às remotas on-line. Especificamente, reconhecemos como objetivos: i) identificar representação(ões) de professores sobre ensino remoto em contexto de distanciamento social; ii) verificar recepção de professores sobre a implantação do ensino remoto no cenário de transição do ensino presencial ao on-line. Teoricamente, partimos de considerações sobre educação mediada por tecnologias digitais, ensino remoto, letramento digital, representações sociais e profissionais. Metodologicamente, este estudo se insere no paradigma qualitativo com abordagem netnográfica. Os dados foram gerados através de formulário online e de sessões com grupo focal online. Para amostragem, elegemos o corpus desenvolvido na primeira sessão com um professor de Português e um professor de Biologia. Ao identificarmos que os participantes compreendem o ensino remoto como uma medida emergencial, verificamos que a transição das aulas não ocorreu de forma pacífica, pois foram surpreendidos pela implantação e não se sentem representados pelas intervenções governamentais. Os dados parecem indiciar uma crise instaurada na condição de atuação da classe, visto que há uma sobreposição de barreiras opacas entre as ações profissionais e familiares. O ambiente antes familiar é “invadido” pelo espaço profissional, constituindo um espaço de desterritorialização/reterritorialização que implica nas práticas educacionais.pt_BR
dc.title.enTeacher representations about remote teaching in the transition from face-to-face classes to online remotespt_BR
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