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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense
Título em inglês: Telecollaboration as a facilitator of the intercultural dialogue at Instituto Federal Catarinense
Autor(es): Schaefer, Rodrigo
Heemann, Christiane
Palavras-chave: Diálogo intercultural;Telecolaboração;Ensino e aprendizagem de inglês;Educação Profissional e Tecnológica;Instituto Federal Catarinense
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: SCHAEFER, Rodrigo; HEEMANN, Christiane. A telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural no Instituto Federal Catarinense. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 3, p. 170-187, set./dez. 2021.
Resumo: O impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tendo em vista o grande número de educadores e alunos que têm aderido à sua utilização, é tido como revolucionário. Atividades telecolaborativas, possibilitadas pela utilização das TICs, permitem, mediante o contato entre pessoas de diferentes países e culturas, a prática do inglês. Este artigo tem como objetivo discutir o potencial da telecolaboração como facilitadora do diálogo intercultural nas aulas de inglês do Instituto Federal Catarinense (IFC). Este estudo conta com o aporte teórico de pesquisadores como O’Dowd (2006, 2019), Telles (2015), Byram (2016), Sequeira (2018), entre outros. Os resultados apontam que a telecolaboração, dada a sua natureza dialógica (O’DOWD, 2003, 2021; THORNE, 2006; BELZ, 2007; HELM, 2016), propicia a discussão em inglês de vários assuntos entre estudantes de diferentes referenciais culturais. Diante disso, sugerimos que as atividades telecolaborativas estão a serviço dos professores, que podem mediar o encontro entre estudantes, línguas e culturas, integrando práticas e contatos mais significativos na sua ação pedagógica.
Abstract: The impact of Information and Communication Technologies (ICTs), bearing in mind the large number of educators and students who have been using them, is seen as revolutionary. Telecollaborative activities, made possible by the use of ICTs, allow, through the contact between people from different countries and cultures, the practice of English. This article seeks to discuss the potential of telecollaboration in facilitating the intercultural dialogue in the English classes at Instituto Federal Catarinense (IFC). This study includes scholars’ theoretical contributions such as O’Dowd (2006, 2019), Telles (2015), Byram (2016), Sequeira (2018), among others. The results show that, due to its dialogical nature (O’DOWD, 2003, 2021; THORNE, 2006; BELZ, 2007; HELM, 2016), telecollaboration enables the discussion in English of various subjects among students of different cultural references. Therefore, we suggest that telecollaborative activities are at the service of teachers, who can mediate the encounter between students, languages and cultures, integrating more meaningful practices and contacts into their pedagogical action.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66277
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

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