Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66248
Tipo: Dissertação
Título : Estudo comparativo dos pequenos agricultores da área de sequeiro no município de Petrolina - PE 1986 -1993: um estudo de caso
Autor : Correia, Rebert Coelho
Tutor: Mayorga, Maria Irles de Oliveira
Palabras clave : Pequenos agricultores
Fecha de publicación : 1994
Citación : CORREIA, Rebert Coelho. Estudo comparativo dos pequenos agricultores da área de sequeiro no município de Petrolina - PE 1986 -1993: um estudo de caso. 1994. 100 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1994. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66248. Acesso em: 24 jun. 2022.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo de caso teve como objetivo principal fazer uma análise comparativa da situação agronômica e socioeconômica de pequenos agricultores da área de sequeiro do município de Petrolina-PE, nos anos de 1986 e 1993. A metodologia desenvolvida neste trabalho orientou-se para perceber e dimensionar a propriedade como um todo e em toda a sua heterogeneidade. complexidade e dinamismo, a fim de descobrir as potencialidades, as necessidades e os problemas. Constatou-se no levantamento de 1993 que um elevado número de pessoas que moravam nas propriedades em 1986 migraram para centros urbanos, inclusive dois proprietários com suas respectivas famílias. Boa parte dos agricultores são alfabetizados e sindicalizados. Outros fatos detectados foram o baixo nível tecnológico e a elevada descapitalização dos agricultores no período da pesquisa, devido, principalmente, a frustrações de safras e/ou baixa produtividade/ha. Em consequência disto, a receita liquida, o lucro e a taxa de remuneração do capital, na maioria dos casos aparecem negativos. Após esta comparação, foi mostrado que apesar de todas as ações realizadas pelos órgãos de desenvolvimento no meio rural do município, no intuito de desenvolvê-lo e ao homem do campo, os agricultores não vêm conseguindo gerar uma receita suficiente para sua subsistência e de sua família, como também que, apesar do avanço de geração de tecnologias pelas instituições de pesquisa agropecuária, os agricultores do semi-árido petrolinense continuam praticando métodos tradicionais. A partir dos resultados deste trabalho, foi possível sugerir algumas ações que devem ser tomadas pelas instituições de pesquisa e de extensão e pelos órgãos de desenvolvimento, no sentido de alterar o quadro que hoje existe no meio rural.
Descripción : Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66248
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DEA - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1994_dis_rccorreia.pdf21,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.