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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes Junior, Ronaldo Corrêa-
dc.contributor.authorLopes, Rodrigo Esteves de Lima-
dc.date.accessioned2022-06-03T21:02:35Z-
dc.date.available2022-06-03T21:02:35Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationGOMES JUNIOR, Ronaldo Corrêa; LOPES, Rodrigo Esteves de Lima. Apresentação. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 3, p. 7-11, set./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66226-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectLinguagem e tecnologiapt_BR
dc.subjectLíngua maternapt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectPráticas discursivas em aplicativospt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.titleApresentaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAcreditamos que já seja um consenso que Linguística Aplicada não é um campo caracterizado apenas pela aplicação de teorias linguísticas. Para compreendermos como esta noção é ultrapassada e superada, trazemos à baila a visão de Moita Lopes (2009), que argumenta que a superação à vertente aplicacionista da LA é marcada por uma série de viradas epistemológicas. A primeira surge no final da década de 1970 e passa a reconhecer a necessidade de ir além da Linguística e compreender o objeto de investigação (ainda muito centrado no ensino e aprendizagem) com base em pressupostos teóricos de outras áreas do conhecimento. Em outras palavras, é nesta primeira virada que a unidirecionalidade e o aplicacionismo perdem espaço para a interdisciplinaridade. A segunda virada, observada a partir dos anos de 1990, refere se à expansão dos contextos observados pelo campo para além de apenas os escolares. É neste momento que a LA passa a reconhecer a interdisciplinaridade e a preocupação passa a ser “com problemas de uso da linguagem situados na práxis humana” (MOITA LOPES, 1996, p. 6). [...]pt_BR
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