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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66226
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gomes Junior, Ronaldo Corrêa | - |
dc.contributor.author | Lopes, Rodrigo Esteves de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-03T21:02:35Z | - |
dc.date.available | 2022-06-03T21:02:35Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | GOMES JUNIOR, Ronaldo Corrêa; LOPES, Rodrigo Esteves de Lima. Apresentação. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 3, p. 7-11, set./dez. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-6321 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66226 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrepalavras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Língua materna | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Práticas discursivas em aplicativos | pt_BR |
dc.subject | Mídias sociais | pt_BR |
dc.title | Apresentação | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Acreditamos que já seja um consenso que Linguística Aplicada não é um campo caracterizado apenas pela aplicação de teorias linguísticas. Para compreendermos como esta noção é ultrapassada e superada, trazemos à baila a visão de Moita Lopes (2009), que argumenta que a superação à vertente aplicacionista da LA é marcada por uma série de viradas epistemológicas. A primeira surge no final da década de 1970 e passa a reconhecer a necessidade de ir além da Linguística e compreender o objeto de investigação (ainda muito centrado no ensino e aprendizagem) com base em pressupostos teóricos de outras áreas do conhecimento. Em outras palavras, é nesta primeira virada que a unidirecionalidade e o aplicacionismo perdem espaço para a interdisciplinaridade. A segunda virada, observada a partir dos anos de 1990, refere se à expansão dos contextos observados pelo campo para além de apenas os escolares. É neste momento que a LA passa a reconhecer a interdisciplinaridade e a preocupação passa a ser “com problemas de uso da linguagem situados na práxis humana” (MOITA LOPES, 1996, p. 6). [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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