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dc.contributor.advisorCoan, Márluce-
dc.contributor.authorAlcântara, Maria Polyanne Andrade de-
dc.date.accessioned2013-11-14T13:27:26Z-
dc.date.available2013-11-14T13:27:26Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationAlcântara, M. P. A.; Coan, M. (2010)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6621-
dc.descriptionALCÂNTARA, Maria Polyanne Andrade. O livro didático de língua portuguesa e o tratamento dado ás categorias tempo, aspecto e modalidade: uma análise histórico-comparativa entre as décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000. 2010. 216 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.description.abstractThe main purpose of this research study is to evaluate how the categories Tense, Aspect and Modality are approached, in the analysis of the verb and adverbs of tense and mood, by authors of textbooks of Portuguese language in the Elementary school and in the High School. Textbooks from four decades, 1970, 1980, 1990 e 2000 were compared in order to analyze the study of these categories throughout the time. As a whole, 28 textbooks were analyzed. Under the apparatus of the Functionalism and the Sociolinguistics, a report was elaborated with questions referring to Tense, Aspect and Modality. Some official documents were taken, also, as a basis: National Curriculum Parameters (in Portuguese, PCNs), National Textbook Program (in Portuguese, PNLD) and National High School Textbook Program (in Portuguese, PNLEM). The general results show that the Estruturalism remains in the analyzed books, and the major aim is to make the student memorize the verb inflections without reflecting about their uses and/or their functions, besides studying them as well as adverbs in a decontextualized way. In the four decades, at times, the authors of the textbooks fully or partially presented the categories, and, some other times, they did not work with Tense, Aspect and Modality. This research is relevant to reflect about changes, which either have occurred or did not occur regarding to the analysis of verbs and adverbs, as well as to the development of textbooks of Portuguese Languagept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLingua Portuguesapt_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectAspectopt_BR
dc.subjectModalidadept_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectTensept_BR
dc.subjectAspectpt_BR
dc.subjectModalitypt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Modalidadept_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Tempo Verbalpt_BR
dc.titleO livro didático de língua portuguesa e o tratamento dado ás categorias tempo, aspecto e modalidade: uma análise histórico-comparativa entre as décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo central desta pesquisa é avaliar como as categorias Tempo, Aspecto e Modalidade são abordadas, no estudo do verbo e dos advérbios de tempo e de modo, pelos autores de livros didáticos de Língua Portuguesa, nas séries do Ensino Fundamental e nas séries do Ensino Médio. Compararam-se livros didáticos de quatro décadas, 1970, 1980, 1990 e 2000, a fim de se verificar o estudo dessas categorias ao longo do tempo. Ao todo, foram analisados 28 livros didáticos. Sob o aparato do Funcionalismo e da Sociolinguística, elaborou-se um roteiro com questões referentes a Tempo, Aspecto e Modalidade. Alguns documentos oficiais foram tomados, também, como base: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e Programa Nacional do Livro do Ensino Médio (PNLEM). De modo geral, os resultados mostram que, nos livros analisados, prevalece o estruturalismo e o objetivo maior é fazer o aluno memorizar a conjugação dos verbos, sem refletir sobre seus usos e/ou funções, além de estudá-los de forma descontextualizada, o mesmo ocorrendo com os advérbios. Nas quatro décadas, os autores dos livros didáticos apresentaram, algumas vezes, integral ou parcialmente as categorias e, outras vezes, não trabalharam com a marcação de Tempo, Aspecto e Modalidade. Esta pesquisa é relevante para a reflexão sobre as mudanças que ocorreram ou não ocorreram, no tocante ao estudo dos verbos e advérbios, e para a elaboração de livros didáticos de Língua Portuguesapt_BR
dc.title.enThe textbook of Portuguese Language and treatment given to categories tense, aspect and modality: a analysis historical-comparative among the 1970s, 1980s, 1990s and 2000spt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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