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Tipo: Dissertação
Título: Ensino de língua portuguesa mediado por software: um estudo de caso do software luz do saber
Autor(es): Braga, Mayara Rodrigues
Orientador: Gomes, Dannytza Serra
Palavras-chave: Software;Ensino de Língua Portuguesa;Linguística Aplicada
Data do documento: 2022
Citação: BRAGA, Mayara Rodrigues. Ensino de língua portuguesa mediado por software: um estudo de caso do software luz do saber. Orientação: Dannytza Serra. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Departamento de Letras Vernáculas, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo central analisar o ensino de Língua Portuguesa mediado pelo software Luz do saber à luz da Base Nacional Comum Curricular. Para isso, mobilizamos as concepções de ensino de Língua Portuguesa desenvolvidas por Kleiman (1995, 1997, 2010, 2012), Koch e Elias (2012), Foucambert (1994, 2002, 2008), Street (2014), Freire (2011), Soares (1998, 2004, 2008), bem como concepções acerca de tecnologia e ensino de línguas de Huizinga (2000), Prenskyv (2006), Demo (2009), Deterding (2011), Leffa (2012), Alves (2015) e Mattar (2017). Metodologicamente, valemo-nos de dois blocos de análise para realizar o estudo de caso, pois entende-se que no desenvolvimento desta pesquisa os sujeitos subjetivamente interpretem os fenômenos sociais em que se inserem. Com isso, coletamos atividades do software à luz do relacionado com os documentos que norteiam as estratégias de ensino de Língua Portuguesa no Brasil para avaliar pedagogicamente as criamos um checklist para avaliar usabilidade do software e para observar se o proposto no software se alinha com os documentos norteadores. Por fim, com base na análise realizada, o software tem importante potencial para atuação no ensino de Língua Portuguesa, porém demanda maior reflexão acerca das práticas metodológicas disponibilizadas, pois não estão alinhadas a uma compreensão da língua socio interacionista.
Abstract: This work aims to analyze the teaching of Portuguese language mediated by Luz do Saber software under analysis from common national curriculum base. To this end, we mobilized the conceptions of Portuguese language teaching developed by Kleiman (1995, 1997, 2010, 2012), Koch and Elias (2012), Foucambert (1994, 2002, 2008), Street (2014), Freire (2011), Soares (1998, 2004, 2008), as well as conceptions about technology and language teaching according to Huizinga (2000), Prenskyv (2006), Demo (2009), Deterding (2011), Leffa (2012), Alves (2015) and Mattar (2017). Methodologically, we used two blocks of analysis to carry out the study case, because it is understood that in the development of this research the subjects interpret subjectively the social phenomena in which they are inserted. With this, we collect software activities in light of the related documents that guide the Portuguese language teaching strategies in Brazil to evaluate them pedagogically, create a checklist to evaluate the usability of the software and observe if the proposal in the software aligns with the notable documents. Finally, based on the analysis carried out, the software has important potential to work in the teaching of Portuguese Language, but demands more reflection on the methodological practices available, because they are not aligned with an understanding of language geared towards a socio-interactionist understanding of language.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66215
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