Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66195
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Resenha “Economia do Compartilhamento” e uberização: um esquema da “nova razão do mundo” neoliberal
Autor(es): Sarlo, Thalita Barreto
Palavras-chave: Plataformas digitais;Economia do compartilhamento;Uberização;Neoliberalismo;Uberization;Neoliberalism
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Sociais
Citação: Thalita Barreto Sarlo. “Economia do Compartilhamento” e uberização: um esquema da “nova razão do mundo” neoliberal. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 52, n. 3, p. 279-290, nov. 2021/fev. 2022. Resenha da obra de: SLEE, Tom. Uberização: a nova onda do trabalho precarizado. Tradução de João Peres. São Paulo: Editora Elefante, 2017.
Resumo: O livro fornece uma análise crítica sobre as companhias-líderes de plataformas digitais que estão se estabelecendo globalmente sob o apelo da “Economia do Compartilhamento”. A edição brasileira traz um prefácio de Ricardo Abramovay que concorda com a crítica do livro: “a revolução digital só vai melhorar a vida das sociedades contemporâneas se ela se apoiar em real abertura, em participação transparente e em redução das desigualdades” (SLEE, 2017, p. 30). Uma nota da edição explica a mudança para o título “Uberização — a nova onda do trabalho precarizado” para acentuar os aspectos mais perversos da uberização no Brasil. O título original dado por Tom Slee é, de fato, mais fidedigno ao conteúdo do livro: “What’s Yours is Mine: Against the Sharing Economy”, pois, brincando com o cinismo da Economia do Compartilhamento, “o que é meu é seu”, o autor já expõe que irá desmistificar esse movimento demonstrando o porquê, na verdade, trata-se de modelos de negócios desregulados de concentração de renda para uma pequena fatia bilionária da sociedade. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66195
ISSN: 2318-4620
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_tbsarlo.pdf160,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.