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dc.contributor.authorVillela, Gabriel Merlim Moraes-
dc.contributor.authorGiorgi, Maria Cristina-
dc.date.accessioned2022-05-31T16:16:47Z-
dc.date.available2022-05-31T16:16:47Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationVILLELA, Gabriel Merlim Moraes; GIORGI, Maria Cristina. Movimento estudantil online contra LGBTIfobia: práticas discursivas e educativas em mídias digitais da UBES. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 52, n. 3, p. 65-95, nov. 2021/fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66168-
dc.description.abstractIn this article, we analyze the construction of discursive and educational practices that oppose LGBTIphobia through the digital media of the student movement, understood as a space for the formation of educational and political-activist practices, linked, but not restricted to school. Therefore, from an interdisciplinary perspective and based on the theoretical-methodological framework of Discourse Analysis, we selected as a corpus of analysis two videos posted on Instagram social network of the Brazilian Union of High School Students (UBES). Our results point to the construction of knowledge and awareness of oppression against LGBTI bodies, allied to a perspective of knowledge linked to power relations, to collectivity and to an ethical duty with social emancipation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMovimento estudantilpt_BR
dc.subjectLGBTIfobiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDigital Mediapt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.titleMovimento estudantil online contra LGBTIfobia: práticas discursivas e educativas em mídias digitais da UBESpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo, analisamos a construção de práticas discursivas e educativas que se opõem à LGBTIfobia por meio das mídias digitais do movimento estudantil, entendidas como espaço de formação de práticas educativas e político-ativistas vinculadas, mas não restritas, à escola. Para tanto, partindo de uma perspectiva interdisciplinar e pautados no referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso, selecionamos como corpus de análise dois vídeos postados na rede social Instagram da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Nossos resultados apontam para a construção de saberes e de consciência das opressões contra corpos LGBTI, aliadas a uma perspectiva de saber vinculada às relações de poder, à coletividade e a um dever ético com a emancipação social.pt_BR
dc.title.enOnline student movement against LGBTIPHOBIA: discursive and educational practices in UBES’ digital mediapt_BR
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