Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66167
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Marcela Bruna de-
dc.contributor.authorBarbosa, Lia Pinheiro-
dc.date.accessioned2022-05-31T15:58:40Z-
dc.date.available2022-05-31T15:58:40Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marcela Bruna de; BARBOSA, Lia Pinheiro. LGBTfobias no contexto escolar de Crateús e Sertão dos Inhamuns: relatos de violência, resistência e vivência LGBT+. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 52, n. 3, p. 25-63, nov. 2021/fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66167-
dc.description.abstractThe present article is the synthesis of research conducted in the educational context of Crateús and the Sertão dos Inhamuns in Ceará, Brazil. It reports situations of LGBTphobia in order to highlight mechanisms of production and reproduction of violence in various contexts and situations, thus highlighting the structural character. The study was based on the theoretical framework of Butler (2003), Preciado (2002), Foucault (2017) and Louro (1997; 2004), in relation to the study of gender and sexuality, as well as the production of mechanisms and discourses of power. Interviews were conducted with people from the LGBT+ community in the region. We conclude that the different situations of LGBTphobia experienced by people from this community, in the educational context, point to the possibility of making the issue visible, and points to the need for the continued training of educational professionals in the areas of gender and sexuality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMecanismos de poderpt_BR
dc.subjectLGBTfobiapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMechanisms of powerpt_BR
dc.titleLGBTfobias no contexto escolar de Crateús e Sertão dos Inhamuns: relatos de violência, resistência e vivência LGBT+pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo é síntese de trabalho acadêmico realizado no contexto educacional de Crateús e Sertão dos Inhamuns, no Ceará. Relata situações de LGBTfobia a fim de evidenciar mecanismos de produção e reproduçsos contextos e situações, ressaltando, deste modo, seu caráter estrutural. O estudo tomou por base o arcabouço teórico de Butler (2003), Preciado (2002), Foucault (2017) e Louro (1997; 2004) em relação ao estudo do gênero e da sexualidade, bem como da produção de mecanismos e discursos de poder. Outrossim, realizou-se entrevistas com pessoas LGBT+ da região. Concluímos que as diferentes situações de LGBTfobia experienciadas por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e pessoas transgêneras no contexto educacional apontam para a emergência de que sejam viabilizados o debate e a formação continuada dos profissionais da Educação nas áreas de gênero e sexualidade.pt_BR
dc.title.enLesbophobia, homophobia, biphobia and transphobia in the school context of Crateús and the Sertão dos Inhamuns: accounts of violence, resistance and the construction of LGBT+ identitiespt_BR
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_mboliveiralpbarbosa.pdf232,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.