Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66163
Tipo: Tese
Título: Julgar e compreender: contradições da abordagem multiprofissional a família da criança envenenada
Autor(es): Vieira, Luiza Jane Eyre de Souza
Orientador: Barroso, Maria Grasiela Teixeira
Palavras-chave: Envenenamento;Equipe de Assistência ao Paciente;Etnologia;Criança
Data do documento: 2001
Citação: VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza. Julgar e compreender: contradições da abordagem multiprofissional a família da criança envenenada. 2001. 179 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2001. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66163. Acesso em: 31/05/2022.
Resumo: Para cuidar respeitando a filosofia holística, este cuidado requer, por parte do profissional de saúde, bases filosóficas e epistemológicas afins. É preciso pois, inserir o senso comum das pessoas de quem se cuida, no planejamento e execução do próprio cuidado e, nesse processo, perceber a interrelação com o cuidar educando o ser humano. Esta pesquisa teve como objetivo compreender como os profissionais de saúde, enfermeira, médica, fisioterapeuta e assistente social, abordam a situação da família da criança envenenada, e quais as implicações dessa abordagem para a prática do cuidado em saúde. Optou-se pela etnografia, priorizando o método da etnoenfermagem, na construção teórico-metodológica. Foram entrevistados, intencionalmente, dezenove profissionais que desenvolvem sua prática em uma UTI-Pediátrica de um hospital público de emergência, localizado na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Decorrente da análise dos descritores e padrões que qualificaram a abordagem profissional à família da criança envenenada, o tema cultural do estudo, emergiu como sendo Julgar e compreender: contradições da abordagem da equipe multiprofissiona! à família da criança envenenada. Estes achados foram refletidos à luz da Teoria do Cuidado Cultural e, mediante os ensejos revelados pelos participantes do estudo, identificou-se indícios de uma prática dialógica, contraditória em si mesma, porém harmônica em respeito às diferenças, fruto da diversidade de formações acadêmicas e visões de mundo de cada profissional, além das mudanças que advêm do reflexo da estrutura organizacional em que essa prática é exercida.
Abstract: To take care respecting the holistic philosophy, this care requests, on the part of the health professional, philosophical and epistemological bases. It is necessary, to insert in the people the common sense of who takes care in the planning and execution of the own care, and in that process, to notice the interrelation with the educating caring the human being. This research had as objective to understand how the health professionals nurse, doctor, physiotherapist and social worker, they approach the situation of the poisoned child's family and which are the implicatdns of that approach for the practice of the care in health. Opting for the ethnography, prioritizing the etnonursing method, in the theoretical-methodological construction. Were interviewed, intentionally, nineteen professionals that deveiop their practice in a Pediatric Intensive Care Unit, of an emergency public hospital, located in the city of Fortaleza, Ceará, Brazil. Due to the analysis of the describers and patterns that qualified the professional approach to the poisoned child's family, the cultural theme of the study emerged was To Judge and to understand: contradictíons of the approach of the team multiprofissional to the poisoned child's family. These findings were reflected to the light of the Theory of the Cultural Care and, by means of the revealed desires through the participants of the study, was identified indications of a dialogical practice, contradictory in itself, however with harmony in the respect to the differences, coming from the diversity of academic formations and world visions of each professional, besides the changes that come from the reflex of the organizational structure in which that practice is exercised.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66163
Aparece nas coleções:DENF - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_tese_ljesvieira.pdf9,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.