Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6612
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcante, Mônica Magalhães-
dc.contributor.authorFaria, Maria da Graça dos Santos-
dc.date.accessioned2013-11-14T13:12:19Z-
dc.date.available2013-11-14T13:12:19Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationFaria, M. G. S.; Cavalcante, M. M. (2009)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6612-
dc.descriptionFARIA, Maria da Graça dos Santos. A metadiscursividade em redações dissertativas de vestibulandos. 2009. 82 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.description.abstractIn this dissertation, we propose an articulation between the metadiscoursive markers in the perspective devised by Hyland (2005), in Bronckart’s (2007) argumentative ….sequence, and some referential processes, such as anaphors and deictics under Cavalcante’s (2003) scope, found in the Federal University of Maranhao (UFMA) vestibular candidates’ essays. The purpose of this work is to identify and describe the metadiscoursive functions in those essays, in order to observe the use of metadiscoursive operators in the argumentative construction and the possibility of the usage of such operators as referential processes. Thus, highlighting the interactive vision inherent to an argumentative text that assumes the author’s position dimensions in regards to his/her arguments and the pursuit to engage the reader. Starting from the assumption that the presence, or absence, of metadiscoursive markers in the text can reveal the strategy choices innate to the language in order to increase the persuasion in his/her arguments.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.biblioteca.ufc.brpt_BR
dc.subjectLinguisticapt_BR
dc.subjectMetadiscursopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectGênero Textualpt_BR
dc.subjectProcesso de Referenciaçãopt_BR
dc.subjectArgumentationpt_BR
dc.subjectTextual Genrept_BR
dc.subjectReferencial Processpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Português escrito - São Luís(MA)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Análise do discursopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Composição e exercíciospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Referênciapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Anáforapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Deixispt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Maranhão - Vestibularpt_BR
dc.titleA metadiscursividade em redações dissertativas de vestibulandospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNesta dissertação, propomos uma articulação entre os marcadores metadiscursivos na perspectiva elaborada por Hyland (2005), na sequência argumentativa de Bronckart, (2007) e de alguns processos referenciais, como as anáforas e os dêiticos sob a ótica de Cavalcante (2003) em redações de vestibulandos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A proposta deste trabalho é identificar e descrever as funções metadiscursivas nessas dissertações, no intuito de observar o emprego dos operadores metadiscursivos na construção argumentativa e da possibilidade do uso desses operadores como processos de referenciação. Destacando assim a visão interativa característica de um texto argumentativo que pressupõe as dimensões de posicionamento do autor frente aos seus argumentos e a busca do engajamento do leitor. Partindo do pressuposto de que a presença ou ausência de indicadores metadiscursivos no texto pode revelar a escolha de estratégias próprias da língua para aumentar o nível de persuasão dos seus argumentos.pt_BR
dc.title.enMetadiscourse in dissertative essay of vestibular candidatespt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_mgsfaria.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.