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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66113
Tipo: | Tese |
Título: | Fortaleza de afetos: imagens e narrativas de uma cidade entre muros |
Autor(es): | Silva, Lara Denise Oliveira |
Orientador: | Diógenes, Glória Maria dos Santos |
Palavras-chave: | Cidade;Imagem;Narrativa;Emoção;Deambulação |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SILVA, Lara Denise Oliveira. Fortaleza de afetos: imagens e narrativas de uma cidade entre muros. Orientadora: Glória Maria dos Santos Diógenes. 2021. 247 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Programa de Pós-graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | Segundo a maioria dos livros, tratados e manuais antropológicos (CLIFFORD; MARCUS,1986), a prática etnográfica requer principalmente, entre outras exigências, tempo compartilhado com interlocutores e outros “informantes”, leituras e o registro em diário das situações vivenciadas. Quando o campo é um espaço/tempo familiar, uma indiferenciação entre trabalho e vida cotidiana parece marcar a trajetória do pesquisador. O texto apresentado a seguir busca discutir as possibilidades que surgem desta característica da pesquisa urbana e tem como aposta as relações com a cidade que ultrapassam sua materialidade. A partir de deambulações e dos encontros com inscrições, riscos, frases ou palavras, gravadas em sua maioria com tinta spray nas superfícies dos trajetos percorridos no cotidiano da pesquisadora em Fortaleza-CE, passou-se a questionar como o íntimo e as emoções podem se manifestar na esfera pública. Para a pesquisa, chamou atenção em particular a recorrência de palavras e frases que aparentam fugir às classificações costumeiras da arte de rua e possibilitam ler emoções e intimidades nas entrelinhas do espaço da rua. Entre a abundância de exemplos que foi possível catalogar nos últimos quatro anos, cito: desejo, deixo, alegria, alento, dezembro tem manga. Se uma cidade pode narrar sobre si mesma a partir das imagens que povoam suas superfícies, o que estas enunciações visuais contam de Fortaleza? Estas e outras perguntas mobilizaram a pesquisa e mais do que o ímpeto de decifrálas, este texto busca narrar encontros com palavras e imagens públicas e urbanas, além de recorrer a deambulação (CERTEAU,1994) enquanto método de pesquisa. Portanto, acredita-se que a partir destas narrativas, Fortaleza pode se dar a conhecer não do alto ou de cima, mas a partir do chão da rua, da perspectiva do que faz a cidade (AGIER, 2011). |
Abstract: | According to most books, treatises, and anthropological manuals (CLIFFORD; MARCUS, 1986), ethnographic practice mainly requires, among other requirements, time shared with interlocutors and other "informants", readings and journaling of the situations experienced. When the field is a familiar space and time, an in differentiation between work and everyday life seems to mark the researcher's trajectory. The text presented below seeks to discuss the possibilities that arise from this characteristic of urban research and is committed to relations with the city that go beyond its materiality. From walks and encounters with inscriptions, risks, phrases, or words, mostly engraved with spray paint on the surfaces of the paths traveled in the daily life of the researcher in Fortaleza-CE, a questionnaire was given as to how intimate and how emotions can be felt. manifest in the public sphere. For research, the recurrence of words and phrases that seemed to escape the classifications of Street Art fantasies and made it possible to read emotions and intimacies between the lines of the street drew attention. Among the abundance of examples that have been cataloged in the last four years, I quote: wish, leave, joy, encouragement, December has mango. If a city can narrate about itself from the images that populate its surfaces, what are these contaminated visual enunciations of Fortaleza? These and other questions mobilized the research and more than the impetus to decipher them, this text seeks to narrate encounters with public and urban words and images, in addition to resorting to ambulation (CERTEAU, 1994) as a research method. Therefore, it is believed that from these narratives, Fortaleza can make itself known not from above or from above, but from the street floor, from the perspective of what the city does (AGIER, 2011). |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66113 |
Aparece nas coleções: | PPGS - Teses defendidas na UFC |
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