Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Luiz Botelho-
dc.contributor.authorTeófilo, Israel Kleber de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-05-25T15:23:55Z-
dc.date.available2022-05-25T15:23:55Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationTEÓFILO, Isael Kleber de Oliveira. Eco das vozes da escola: a narrativa de professores sobre o ensino de arte no município de Caucaia. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66069-
dc.description.abstractThis study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001. It is a Master's thesis in Arts, developed with two Art teachers from the municipality of Caucaia, Ceará, both male and with academic training in Literature. We have as a general objective to know the teaching habitus of Art teachers from Caucaia without specific academic training, analyzing the impacts of the training and experiences of teachers in Art Teaching, knowing the methodologies used by teachers for Art Teaching through their narratives life and verifying the sense of legitimacy to teach the discipline by them. It begins by discussing the specificities that permeate Art Teaching and the work of art educators, as well as the history of Art Teaching based on the concepts exposed by Barbosa (2010), Duarte Júnior (2002), Osinski (2001) and Fusari and Ferraz (1993). Then, the various types of knowledge that constitute teaching are discussed, using the theoretical reflections of the French sociologist Pierre Bourdieu (2008; 2015) and Tardif (2014). The methodology to be applied runs through the concepts of the (auto) biographical approach based on the theoretical assumptions Nóvoa (2007), Josso (2010), Delory-Momberger (2008) and Lane-Bayle (2008), using data generation as an instrument the narrative interview based on the systematization of Jovchelovitch and Bauer (2002) and for the analysis of the collected data we use Shcutze's proposal also presented by the authors. The triggering question used in the narrative interviews was: How was art present in your life? And how does this articulate with your classroom practice when teaching Art? The informants mentioned school, Higher Education and their teaching practice as the main institutions. It was found that the embedded habitus of Art Teaching still engenders past practices based on the textbook and / or activities where the codes of art remain distant and empty; that teachers have their narratives marked by absences in art in the school trajectory; that both do not feel entitled to teach Art, due to the lack of academic training and unconsciously of significant and formative experiences.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHabitus docente incorporadopt_BR
dc.subjectEnsino de Artept_BR
dc.subjectHistórias de vidapt_BR
dc.titleEco das vozes da escola: a narrativa de professores sobre o ensino de arte no município de Caucaiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001, sendo uma dissertação de Mestrado em Artes desenvolvida com dois professores de Arte do município de Caucaia, Ceará, ambos do sexo masculino e com formação acadêmica em Letras. Temos como objetivo geral conhecer o habitus docente dos professores de Arte de Caucaia sem formação acadêmica específica, analisando os impactos da formação e das vivências desses professores no Ensino de Arte, conhecendo as metodologias utilizadas pelos professores para o Ensino de Arte por meio de suas narrativas de vida e verificando a sensação de legitimidade por parte deles para lecionar a disciplina. Iniciamos discorrendo sobre as especificidades que perpassam o Ensino de Arte e a atuação dos arte-educadores, bem como o histórico do Ensino de Arte a partir dos conceitos expostos por Barbosa (2010), Duarte Júnior (2002), Osinski (2001) e Fusari e Ferraz (1993). Em seguida, discutimos os vários saberes que constituem o ser docente, utilizando as reflexões teóricas do sociólogo francês Pierre Bourdieu (2008; 2015) e de Tardif (2014). A metodologia a ser aplicada perpassa os conceitos da abordagem (auto)biográfica com base nos pressupostos teóricos de Nóvoa (2007), Josso (2010), Delory-Momberger (2008) e Lane-Bayle (2008), tendo como instrumento de geração de dados a entrevista narrativa a partir da sistematização de Jovchelovitch e Bauer (2002); já para a análise dos dados coletados utilizamos a proposta de Shcutze, também apresentada pelos autores. A questão disparadora utilizada nas entrevistas narrativas foi: Como a arte esteve presente na sua vida? E como isso se articula com a sua prática em sala ao ensinar Arte? Os informantes evocaram como principais instituições a escola, o Ensino Superior e sua prática docente. Verificamos que o habitus incorporado do Ensino de Arte engendra ainda práticas passadistas pautadas no livro didático e/ou em atividades em que os códigos da arte permanecem distantes e vazios; que os professores têm suas narrativas marcadas pelas ausências em arte na trajetória escolar; que ambos não se sentem legitimados para lecionar Arte, devido à falta de formação acadêmica e, inconscientemente, de experiências significativas e formativas.pt_BR
dc.title.enEco das vozes decho of school voices: teachers' narrative about art teaching in the municipality of Caucaiapt_BR
Aparece nas coleções:PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_ikoteofilo.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.