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Type: Folheto
Title: A cartilha como subsídio didático para o ensino de sociologia no Ensino Médio: a comunidade quilombola de Queimadas em Crateús - memórias, história e resistência
Authors: Silva, Francisca Maria Bezerra da
Advisor: Lopes, Monalisa Soares
Keywords: Ensino de Sociologia;Comunidade Quilombola;Resistência das mulheres;Liderança das mulheres;Economia sertaneja tradicional
Issue Date: 2021
Citation: SILVA, Francisca Maria Bezerra da. A cartilha como subsídio didático para o ensino de sociologia no Ensino Médio: a comunidade quilombola de Queimadas em Crateús - memórias, história e resistência. Crateús: [ s. n. ], 2021. 44 p.
Abstract in Brazilian Portuguese: O advento da modernidade criou as condições para o desenvolvimento das Ciências Sociais na medida em que tornou necessária a explicação dos fenômenos sociais com base na análise científica. A alfabetização científica dos jovens alunos do Ensino Médio, nos saberes das Ciências Sociais é, portanto, característica de uma sociedade moderna, que conhece seus problemas e reconhece o lado negativo dos processos sociais que atentam contra a liberdade de expressão e o bem-estar da população. Mais ainda, que sabe que a ciência é uma das ferramentas mais poderosas para criar os meios de superação de processos responsáveis pela pobreza, pela segregação e pela espoliação das pessoas. É nesse contexto que destacamos a Sociologia como uma ciência privilegiada na produção de diagnósticos dos problemas sociais e que, portanto, pode oferecer recursos e sugestões para que sejam superados. Nesta cartilha, são discutidos temas clássicos da Sociologia, os quais possuem uma relação direta com o binômio indivíduo – sociedade, dentre os quais cabe destacar: relações de poder, políticas públicas, trabalho, desigualdade social, racismo, processos identitários, raça, etnicidade, memória coletiva, estratificação social, luta pela terra, educação no campo, além de uma abordagem das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Todos os temas apresentados mostram a vitalidade e a importância da pesquisa sociológica como uma ferramenta capaz de despertar, nos estudantes do Ensino Médio e nos docentes, a curiosidade sobre os meios efetivos para se conhecer um pouco mais dos problemas e demandas da sociedade e com isso produzir possíveis ações que possam transformá-la. A proposta da cartilha não é substituir o livro didático ou mesmo substituir outras referências que os docentes tenham da Sociologia como disciplina científica e/ou escolar, mas tem a intenção de ser um subsídio didático extra, que possa estimular a pesquisa, a discussão, o debate, o diálogo, o conhecimento e as reflexões acerca dos temas apresentados. Ao incorporarem na dinâmica da sala de aula materiais didáticos diversos, os docentes estarão oferecendo aos seus alunos muitos caminhos por meio dos quais os estudantes poderão explorar diversas nuances dos conteúdos de Sociologia, tornando-os capazes de desenvolver a autonomia intelectual e o protagonismo juvenil nas situações de sua vida social. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66047
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