Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66041
Tipo: Dissertação
Título: Subsídios à gestão empresarial na busca de competitividade: o caso dos derivados do caju
Autor(es): Melo, Christiana Sarmento
Orientador: Mayorga Mera, Ruben Dario
Palavras-chave: Caju - Derivados;Caju - Vantagens competitivas
Data do documento: 1998
Citação: MELO, Christiana Sarmento. Subsídios à gestão empresarial na busca de competitividade: o caso dos derivados do caju. 1998. 131 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1998. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66041. Acesso em: 24 jun. 2022.
Resumo: No presente trabalho foram avaliadas as competitividades e as possibilidades de aprimoramento competitivo dos derivados do caju. A análise da competitividade global foi desenvolvida mediante o índice de competitividade em qualidade e o índice de competitividade em preço, para os produtos com processos produtivos padronizados e mercado consolidado, que são as Amêndoas de Castanha de Caju — ACC's (inteiras e quebradas) e os refrigerantes de caju (marcas A e B). O Índice de Competitividade em Qualidade (ICQ) identifica e prioriza os atributos de qualidade mais importantes de um produto, identificando também em quais desses atributos os produtos apresentam melhor desempenho. O Índice de Competitividade em Preço (ICP) identifica o nível de satisfação com relação ao preço dos produtos em análise. O Índice de Competitividade Global - (ICG) indica se o produto analisado é mais ou é menos competitivo que O produto concorrente. As análises das possibilidades de aprimoramento da ACC, do refrigerante de caju, da cajuína, do vinho de caju e do mel clarificado de caju foram orientadas para a melhoria da qualidade e minimização dos custos, consistindo em quantificar a importância de cada etapa do processo produtivo no custo e na qualidade do produto final. Com base nas análises efetuadas, foi constatado que as competitividades globais das ACC's (inteiras e quebradas) processadas pelo sistema semi-mecanizado são superiores em relação as do sistema mecanizado. Para os refrigerantes de caju (marcas A e B) foram obtidas evidências de suas inferioridades competitivas em relação ao refrigerante concorrente. Na avaliação das possibilidades de aprimoramento competitivo para os produtos com processos produtivos padronizados e mercado consolidado (ACC e refrigerante de caju) e para os produtos com processos produtivos em desenvolvimento e mercado não-consolidado (cajuína, vinho de caju e mel clarificado de caju), foram identificadas etapas do processamento que podem aumentar a competitividade em qualidade e em custo, possibilitando uma melhor inserção desses produtos no mercado.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66041
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1998_dis_csmelo.pdf27,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.