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Tipo: TCC
Título: “Isso é mania sua": da imagem aberrante
Autor(es): Azevedo Filho, Tarcisio Ferreira de
Orientador: Cardoso, Emerson de Oliveira
Palavras-chave: Lobisomem;Samba;Técnica
Data do documento: 2022
Citação: AZEVEDO FILHO. Tarcisio Ferreira de. “Isso é mania sua": da imagem aberrante. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Este trabalho apresenta diagramação de recursos, estratégias, referências e materiais de relação para consolidação de obra audiovisual intitulada “Isso É Mania Sua”. Na obra, misturam-se diversos registros expressivos, que cruzam referências filmográficas multifárias, com destaque para as figurações do mito do Lobisomem, junto a reportagens de Televisão e vídeos que recuperam depoimentos de sambistas, buscando compor uma relação entre os materiais pela marcação da técnica. Neste movimento, conjecturamos proposta políticoestética por uma construção de pensamento-obra que perpassa processos criativos e de recenseamento. Para tal, conjugou-se ao programa artístico a proposição de realização de larga pesquisa que cruzou dados sociológicos, filosóficos e estéticos, para delimitar os termos em que se dá a interseção entre a ideia de técnica encontrada em Gilbert Simondon, com a de amefricanidade em Lélia Gonzalez, filtradas pelo entendimento de feitiço em Isabelle Stengers. Todos estes conceitos e ideias são recuperados neste memorial. O documento compõe um relato que recenseia o desenvolvimento conceitual das ideias que materializam o bojo da obra e rememora o processo do realizador. Este movimento se dá a partir da descrição de viagens de pesquisa, encontros com materiais, estabelecimento da cronologia de realização, e métricas de colaboração e trabalho. Este memorial apresenta, sobretudo, reflexão conceitual sobre os movimentos teóricos e práticos que informam a obra, relacionando a trajetória formativa do realizador com as ideias que o trabalho fílmico buscou consolidar.
Abstract: This work presents the diagramming of resources, strategies, references and relational materials for the consolidation of an audiovisual piece titled “Isso é Mania Sua”. In the piece, there's the mixture of different expressive registers that cross varied filmographic references, with emphasis to the figurations of the werewolf myth, together with Television reports and videos that recover interviews of samba composers, so that we compose a relation between the materials through the marking of technique. In this movement, we conjecture a politicalesthetical proposal for the construction of a piece which absorbs thought and that runs through creative processes and census. For such, we conjugated to the artistic program, the proposition of a large research that crossed sociological, philosophical and esthetical data, so that we could delimit the terms in which the intersection between the idea of technique founded in Gilbert Simondon and amefricanidade in Lélia Gonzalez would take place, being filtered by the understending of spell in the work of Isabelle Stengers. All these concepts and ideas are recovered in this work. The document composes a testimonial that rethinks the conceptual development that materializes the bulge of the piece and recalls the filmmaker’s process. This movement is made through the description of research voyages, encounters with materials, establishment of chronology of work, and dynamics of collaboration and work. This work presents, above all, conceptual reflection on the theoretical and practical movements that inform the piece, relating the formative trajectory of the filmmaker to the ideas that the filmic work searched to consolidate.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66035
Aparece nas coleções:CINEMA E AUDIOVISUAL - Monografias

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