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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoan, Márluce-
dc.contributor.authorMonteiro, Francisca Natalia Sampaio Pinheiro-
dc.date.accessioned2013-11-14T12:20:13Z-
dc.date.available2013-11-14T12:20:13Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationMonteiro, F. N. S. P.; Coan, M. (2010)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6602-
dc.descriptionMONTEIRO, Francisca Natália Sampaio Pinheiro. Fala, professor!: um estudo variacionista de atos de comandos proferidos por professores de Fortaleza/CE. 2010. 119p. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectSociolinguistica e Dialetologiapt_BR
dc.subjectAtos de Comandopt_BR
dc.subjectImperativopt_BR
dc.subjectModalidadept_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectFuncionalismopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa – Imperativopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa – Infinitivopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa – Gerúndiopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa – Modalidadept_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa – Português Falado – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa – Aspectos Sociais – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectFuncionalismo (Linguística)pt_BR
dc.subjectActs of Commandpt_BR
dc.subjectImperativept_BR
dc.subjectModalitypt_BR
dc.subjectSociolinguisticspt_BR
dc.subjectFunctionalismpt_BR
dc.titleFala, professor! Um estudo variacionista de atos de comandos proferidos por professores de Fortaleza/CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação apresenta um estudo variacionista dos atos de comando, codificados pelo imperativo, pela perífrase ir mais infinitivo, pelo infinitivo e pelo gerúndio, na fala de professores de Fortaleza/CE. Para tal análise, adotamos os pressupostos teóricometodológicos da Sociolinguística Variacionista e do Funcionalismo Linguístico. O objetivo geral da pesquisa é investigar fatores linguísticos e extralinguísticos que condicionam a variação das formas de codificação dos atos de comando. Os dados foram submetidos ao tratamento estatístico do programa GOLDVARB. Foram analisados 410 dados, obtidos através de gravações de aulas de 18 professores do Ensino Fundamental e Médio da rede Municipal e Estadual de ensino em Fortaleza. Os professores foram agrupados em três faixas etárias (20 a 30 anos; 35 a 45 anos; mais de 50 anos) e nas três áreas em que a disciplina ministrada está inserida (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemáticas e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias). A análise dos dados indica que o fenômeno em estudo é condicionado por fatores linguísticos, menção explícita do manipulado, marcas de polidez e força do comando, e pelo fator extralinguístico faixa etária. Palavras-Chave: Atos de comando. Imperativo. Modalidade. Sociolinguística. Funcionalismo.pt_BR
dc.description.abstract-esThis dissertation presents a variationist study of acts of command in Portuguese, codified by the Imperativo, by the periphrasis ir may infinitivo, by the infinitivo, and by the gerúndio, in the speech of teachers from the city of Fortaleza, in the Brazilian state of Ceará. In order to conduct the analysis, we adopted the theoretical and metodological presuppositions of Variationist Sociolinguistics and Linguistic Functionalism. The general aim of this study is to investigate linguistic and extralinguistic elements that condition the variation of forms of codification of the acts of command. The data was submitted to statistical treatment on the program GOLDVARB. An analysis of 410 data obtained through the recordings of teaching sessions of 18 Elementary and High School teachers of state and town schools was conducted. These teachers were grouped into three age groups (20 to 30, 30 to 45, may 50), and into the three areas in which the subject is inserted (Languages; Codes and Technologies; Natural Sciences; Mathematics and Technologies; Humanities and Technologies). The data analysis indicated that the considered phenomenon might be conditioned by linguistic elements, explicit mention of the manipulated, politeness markers, and force of command, and by the extralinguistic element age group.pt_BR
dc.title.enSpeak, sir! A study variationist acts of commands delivered by teachers from Fortaleza/CEpt_BR
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