Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66023
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Edna Cely Alves da | - |
dc.contributor.author | Pinto, Talita Dantas | - |
dc.contributor.author | Távora, Antônio Duarte Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-23T17:57:19Z | - |
dc.date.available | 2022-05-23T17:57:19Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Edna Cely Alves da; PINTO, Talita Dantas; TÁVORA, Antônio Duarte Fernandes. REMILE - CE e BIA: uma correlação possível da iniciação acadêmica e a atividade social. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66023 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Criminosos - Reabilitação | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à leitura | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | REMILE - CE e BIA: uma correlação possível da iniciação acadêmica e a atividade social | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A lei estadual n° 15.718 possibilita a remição de pena do presidiário cearense a partir do exercício da leitura. A lei dá direito à redução de quatro dias de pena para cada obra lida e avaliada e objetiva, também, incentivar a formação de novos leitores, que estão inseridos no sistema penitenciário cearense, a partir da leitura e avaliação de obras literárias. O Projeto REMILE - Ceará é uma parceria entre a Secretaria de Justiça do Ceará (SEJUS), a Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), Universidade Federal do Ceará (UFC) e UNILAB. O objetivo do projeto é colaborar com a efetividade da lei, por meio da parceria entre bolsistas e professores da comunidade acadêmica, na correção e avaliação dos relatórios de leitura e resenhas produzidos pelos internos do sistema presidiário cearense. Os relatórios de leitura e resenhas são avaliados segundo os critérios previstos na lei. Para a avaliação desses relatórios e resenhas, os bolsistas são submetidos a treinamento, juntamente com professores da rede estadual, para capacitação ofertada pelos professores da UFC e UNILAB que participam do projeto. Os bolsistas da Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA) têm a oportunidade de exercer, academicamente, atividades próprias das licenciaturas de que fazem parte, uma vez que o projeto reúne bolsistas de Letras, História e Ciências Sociais. Desta forma, leitura e correção dos relatórios de leitura e resenhas fazem parte da atividade laboral típica do magistério, especificamente no caso das Ciências Humanas, o que satisfaz as condições de existência das Bolsas de Iniciação Acadêmica, além de permitir uma atividade de alta relevância social. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_ecasilva.pdf | 40,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.