Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65942
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Priscila Mayara Pinho-
dc.contributor.authorSilva, Lucas Melgaço da-
dc.date.accessioned2022-05-18T20:30:03Z-
dc.date.available2022-05-18T20:30:03Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationVIEIRA, Priscila Mayara Pinho; SILVA, Lucas Melgaço da. Entre o ideal e o real no ensino a distância: uma análise do PPC de Licenciatura em Pedagogia da UFC. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 11, n. 15, p. 22-40, 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65942-
dc.description.abstractThis text had as purpose to analyze the Pedagogical Project of the distanceeducation pedagogy course offered by the Federal University of Ceará in partnership with the Open University of Brazil and its impacts on the academic formation of the students, mostly workers. In addition, we seek to analyze distance education policies in Brazil within the context of capitalist production and the extent to which there is an effective democratization of higher education. Initially, we carried out a brief historical review of teacher training in Brazil. Subsequently, we discussed the pedagogical bases that guide teaching practices today, in order to understand how these contribute to the theoretical emptying of training. Finally, we seek to identify the limits and contradictions of the current Pedagogical Project of the course and its impacts on the academic training of students and workers. To this end, using bibliographic study, as well as document analysis and experience reporting. The analysis carried out during this work led us to conclude that the Pedagogical Project of the distance learning course at UFC presents several contradictions, to the extent that it does not guarantee possibilities for the intellectual elevation of its students through the teaching, research and extension tripod, as proposed in its text. On the contrary, its guiding principles lead to a theoretical emptying, which can reflect negatively on teaching practice and on the reproduction of the ideas of the hegemonic bourgeois class.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProjeto pedagógico do cursopt_BR
dc.subjectDistance learningpt_BR
dc.titleEntre o ideal e o real no ensino a distância: uma análise do PPC de Licenciatura em Pedagogia da UFCpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste texto teve como propósito analisar o Projeto Pedagógico do curso de pedagogia EaD ofertado pela Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, e seus impactos para a formação acadêmica dos estudantes, em sua maioria trabalhadores. Além disso, buscou analisar as políticas de educação a distância no Brasil dentro do contexto de produção capitalista e até que ponto há uma efetiva democratização do ensino superior. Inicialmente, realizou-se um breve resgate histórico acerca da formação de professores no Brasil. Posteriormente, discutiu-se sobre as bases pedagógicas que norteiam as práticas docentes atualmente, a fim de compreender como essas contribuem para o esvaziamento teórico da formação. Por fim, buscou-se identificar os limites e as contradições do atual Projeto Pedagógico do curso e os seus impactos para a formação acadêmica dos estudantes e trabalhadores. Para tal, realizou-se um estudo bibliográfico, bem como a análise documental e o relato de experiência. A análise realizada ao longo deste trabalho permitiu a conclusão de que o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia EaD da UFC apresenta diversas contradições, à medida que não garante possibilidades de elevação intelectual de seus discentes através do tripé ensino, pesquisa e extensão, como proposto em seu texto. Pelo contrário, seus princípios norteadores conduzem a um esvaziamento teórico, o que pode refletir negativamente na prática docente e na reprodução das ideias da classe burguesa hegemônica.pt_BR
dc.title.enBetween ideal and real in distance teaching: an analysis of the PPC of Licensing in Pedagogy of UFCpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_pmpvieiralmsilva.pdf271,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.