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dc.contributor.authorMaia Filho, Osterne Nonato-
dc.date.accessioned2022-05-18T19:55:54Z-
dc.date.available2022-05-18T19:55:54Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMAIA FILHO, Osterne Nonato. Apresentação. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 11, n. 15, p. 1-3, 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65939-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReformas educacionaispt_BR
dc.subjectEducação para os jovenspt_BR
dc.subjectFundamentos de educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleApresentaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtingidos por uma pandemia de COVID-19 que já dura quase dois anos, fazer ciência no Brasil vem se tronando um desafio ainda maior nos últimos tempos, realidade que tem atingido fortemente a produção e a divulgação do conhecimento científico. Esse contexto de embates e resistências torna ainda mais especial a publicação do presente número da Revista Eletrônica Arma da Crítica, relativo ao número 15 do ano de 2021, contemplando os achados de oito pesquisas sobre a realidade educacional brasileira e que se destacam por suas reflexões críticas que procuram ir a raiz dos problemas educacionais que enfrentamos. A resposta que o mundo tem dado à pandemia demonstra a incapacidade da atual forma de governar a sociadade de lidar com os problemas existenciais que estão a atingir a humanidade: não há uma adequada resposta global à pandemia, assim como somos vítimas de falsos dilemas entre fechar a economia e proteger a vida e arriscar a vida, pois a economia não pode parar. A pandemia explicitou a barbárie que estamos vivendo e os riscos cada vez maiores representados por nossa atual forma de ver o mundo e lidar com a natureza e com o outro social. Os trabalhos contemplados na atual edição podem ser divididos em três eixos temáticos: reformas educacionais e possibilidades de educação para os jovens, com duas pesquisas; fundamentos de educação, com três pesquisas; e educação, formação de professores, dilemas do conhecimento e aprendizagem humana, contemplado com três investigações. [...]pt_BR
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