Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65939
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maia Filho, Osterne Nonato | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-18T19:55:54Z | - |
dc.date.available | 2022-05-18T19:55:54Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MAIA FILHO, Osterne Nonato. Apresentação. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 11, n. 15, p. 1-3, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-4735 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65939 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Arma da Crítica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Reformas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação para os jovens | pt_BR |
dc.subject | Fundamentos de educação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Apresentação | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Atingidos por uma pandemia de COVID-19 que já dura quase dois anos, fazer ciência no Brasil vem se tronando um desafio ainda maior nos últimos tempos, realidade que tem atingido fortemente a produção e a divulgação do conhecimento científico. Esse contexto de embates e resistências torna ainda mais especial a publicação do presente número da Revista Eletrônica Arma da Crítica, relativo ao número 15 do ano de 2021, contemplando os achados de oito pesquisas sobre a realidade educacional brasileira e que se destacam por suas reflexões críticas que procuram ir a raiz dos problemas educacionais que enfrentamos. A resposta que o mundo tem dado à pandemia demonstra a incapacidade da atual forma de governar a sociadade de lidar com os problemas existenciais que estão a atingir a humanidade: não há uma adequada resposta global à pandemia, assim como somos vítimas de falsos dilemas entre fechar a economia e proteger a vida e arriscar a vida, pois a economia não pode parar. A pandemia explicitou a barbárie que estamos vivendo e os riscos cada vez maiores representados por nossa atual forma de ver o mundo e lidar com a natureza e com o outro social. Os trabalhos contemplados na atual edição podem ser divididos em três eixos temáticos: reformas educacionais e possibilidades de educação para os jovens, com duas pesquisas; fundamentos de educação, com três pesquisas; e educação, formação de professores, dilemas do conhecimento e aprendizagem humana, contemplado com três investigações. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_onmaiafilho.pdf | 19,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.