Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCampos, Robério Telmo-
dc.contributor.authorMedeiros, Elano José Rocha de-
dc.date.accessioned2022-05-18T17:36:44Z-
dc.date.available2022-05-18T17:36:44Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Elano José Rocha de. Avaliação socioeconômica do programa reforma agrária solidária: estudo de caso nos imóveis Barra I e Cacimba Nova - Estado do Ceará. 2000. 148 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2000. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65934. Acesso em: 24 jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65934-
dc.descriptionEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReforma agráriapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômico - Cearápt_BR
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.titleAvaliação socioeconômica do programa reforma agrária solidária: estudo de caso nos imóveis Barra I e Cacimba Nova - Estado do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo intuito de amenizar os graves problemas da dramática realidade da população rural da mão semi-árida. o Governo tem lançado ao longo dos anos diversos programas de desenvolvimento para a Região Nordeste. O Programa Reforma Agrária Solidária é um exemplo recente. a nível estadual. Este estudo teve como objetivo detectar os impactos socioeconoômicos do referido Programa sobre as comunidades beneficiadas. Para isso ampliou-se a geração de emprego e da renda nas situações anterior (ano de 1996) e atual, ou seja posterior a implantação do Programa (período compreendido entre julho/98 a junho 99), além dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDHT) e de Condições de Vida NT) das referidas comunidades calculados para período atual. Foram utilizados dados de natureza primária obtidos através de pesquisa direta realizada nas comunidades mencionadas. O IDHI baseou-se no índice de Desenvolvimento Humano Municipal - BEM e o ICVI no Índice de Condições de Vida (ICV). concebidos pela Fundação João Pinheiro (FJP) e o IPEA. Os resultados encontrados na pesquisa quanto à geração de emprego e renda dão conta de que os impactos econômicos proporcionados pelo programa se fizeram sentir principalmente na comunidade Barra I. onde se pratica agricultura irrigada, através do incremento do nível de emprego da mão-de-obra e da dos produtores. Observou-se que mesmo com um nível educacional bastante baixo, E passível, com uma boa assistência técnica e apoio financeiro. produzir razoavelmente constatou-se a superioridade do nível de renda per capita média mensal dos produtores da área irrigada (0,57) salários mínimos) em relação a renda obtida pelos produtores da área de sequeiro (0,085 salários mínimos). Verificou-se que os produtores área irrigada encontram-se acima do patamar de renda que define a “linha de pobreza” o Estado do Ceará (0,487 s.m.), mas abaixo dos níveis de renda registrados para o município de Iguatu (0,66 s.m.) e para o Estado ( 0.65 s.m). No ano do último censo demográfico. 1991. Por sua vez. os produtores da área de sequeiro encontram-se bem abaixo desse patamar de renda e inferior inclusive dos níveis de renda registrados para os municípios de Quixeramobim (0,43 s.m.) e Madalena (0,24 s.m.) no ano de 1991. O Ml alcançou 0,404 para a comunidade Barra | e 0,283 para a comunidade Cacimba sendo classificados como de baixo desenvolvimento humano (menor que 0.500). O por sua vez, atingiu 0,614 para a comunidade Barra I e 0,502 para a comunidade Cacimba Nova, colocando-se num patamar médio de condições de vida (entre 0,500 e maso Em conclusão final, tem-se que os valores dos índices obtidos são considerados mesmo quando comparados aos valores estabelecidos pela ONU para que um país ou alcance um bom nível de desenvolvimento (maior que 0,800). Isto sugere a intensidade de estudos visando um planejamento de ações para a emancipação econômica consequentemente melhoria do nível de vida dessas comunidades beneficiadas pelo Programa em questão.pt_BR
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_dis_ejrmedeiros.pdf106,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.