Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65931
Tipo: TCC
Título: À margem : sistema de espaços livres públicos nas periferias de Fortaleza
Autor(es): Ribeiro, Jéssica Chaves
Orientador: Silva, Anna Lúcia dos Santos Vieira e
Palavras-chave: Espaços públicos livres;Periferia;Rio Maranguapinho
Data do documento: 2016
Citação: RIBEIRO. J. C. À margem : sistema de espaços livres públicos nas periferias de Fortaleza. 2016. 55 p. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: Como objetivo geral deste trabalho, pretende-se requalificar espaços públicos livres tomando o Rio Maranguapinho como eixo afim de que esses configurem um sistema, ou seja, criar estratégias territoriais para garantir as conexões da paisagem e articular os fragmentos, bem como construir uma esfera pública de convívio promovendo melhorias na qualidade de vida dos usuários. Além disso, outros objetivos específicos devem ser alcançados como:Promover uma relação ambiental e urbanisticamente equilibrada entre a cidade de Fortaleza e o Rio Maranguapinho, tornando este recurso hídrico num elemento estruturador da ocupação urbana na região leste do município; Entender a conexão entre os espaços livres públicos, o bem-estar urbano e a noção de civilidade a partir da análise histórica e do reconhecimento dos fatores que geraram a atual desvalorização desse elemento companhado pela ausência de urbanidade; Criar novas opções de lazer e atividades diversas na periferia de Fortaleza; Resgatar áreas residuais como lotes vagos, beiras de córregos etc.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65931
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_jcribeiro.pdf163,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.