Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65897
Tipo: Resumo
Título: O choque nos preços mundiais de petróleo em tempos de pandemia do COVID-19
Autor(es): Lima, Joel Carlos Caula
Orientador: Carvalho, Eveline Barbosa Silva
Palavras-chave: Petróleo - Economia;COVID-19;Pandemias;Ciências Econômicas
Data do documento: 2020
Citação: CAULA, J. C. L. O choque nos preços mundiais de petróleo em tempos de pandemia do COVID-19. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 5, n. 4, p. 2705, 2020. (Encontro de Iniciação à Docência, 29).
Resumo: Essa pesquisa busca analisar os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre os preços internacionais de barris de petróleo. Essa fonte de energia está diretamente relacionada à quase totalidade das cadeias produtivas, tornando a maior parte dos produtos e serviços dependentes de sua oferta nos mercados mundiais, o que, aliado às suas características peculiares de produção e exploração, além das disponibilidades geográficas díspares e irregulares, torna esse mercado extremamente volátil. Em sua intenção de antecipar os movimentos sazonais, os agentes econômicos negociam contratos futuros deste e de outros bens quaisquer, a depender da existência ou não de demanda por tais bens. Diante das incertezas quanto ao futuro em face da uma pandemia de proporções mundiais, os mercados futuros de petróleo WTI e Brent chegaram a ser negociados próximos de zero. Outros fatores concorreram para isso, como uma disputa comercial entre dois grandes players mundiais (Arábia Saudita e Rússia), e a indisponibilidade de armazenamento dada a brutal redução na demanda por conta de medidas como quarentena, lockdown e paralisação parcial do setor aéreo, grande consumidor de derivados de petróleo. Por ser algo tão necessário nas cadeias produtivas e na matriz energética mundial e por impactar a atividade econômica e a capacidade produtiva dos países, os preços do petróleo podem ser uma referência para os analistas quanto às expectativas futuras dos agentes, e uma sinalização de acordo entre a OPEP+ quanto à oferta mundial desse chamado “ouro negro”, aliado à descoberta e à aplicação de uma vacina eficaz contra o Covid-19 podem indicar uma recuperação dos preços desse bem e do início de um ciclo positivo para a economia mundial com a recuperação (ainda que material) dos estragos causados pela pandemia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65897
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EID - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_resumo_eve_jcclima.pdf50,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.