Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65890
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Campos, Robério Telmo | - |
dc.contributor.author | Gomes, Sônia Maria de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T13:53:27Z | - |
dc.date.available | 2022-05-17T13:53:27Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Sônia Maria de Castro. Analise da implementação do PRONAF infra-estrutura e crédito rural no estado do Ceará: sucessos e entraves. 2001. 116 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2001. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65890. Acesso em: 24 jun. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65890 | - |
dc.description | Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Agricultura familiar | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento rural | pt_BR |
dc.subject | Crédito agrícola | pt_BR |
dc.subject | Pronaf | pt_BR |
dc.title | Analise da implementação do PRONAF infra-estrutura e crédito rural no estado do Ceará: sucessos e entraves | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar —- PRONAF se estabelece dentro de uma concepção de desenvolvimento rural e de atuação do setor público, onde as organizações e interessados passam a influenciar na identificação e definição de demandas, na formulação de projetos, no monitoramento e acompanhamento da sua execução e na avaliação dos seus resultados, buscando maior comprometimento dos atores sociais. Portanto, a sua característica marcante, que difere dos programas anteriores da mesma espécie, é servir de apoio ao desenvolvimento rural a partir do fortalecimento da agricultura familiar, como segmento gerador de postos de trabalho e de renda. Esta pesquisa consiste no estudo da análise da implementação do PRONAF, visando a identificar os sucessos e entraves, mais precisamente nas linhas de crédito de infra-estrutura e crédito rural, utilizando como unidades de estudo os Municípios de General Sampaio e Santana do Acaraú, no Estado do Ceará. Mais especificamente procura-se entender como o Programa contribui para o desenvolvimento do meio rural do Ceará, identificando entraves e sugerindo medidas capazes de melhorar as condições de produção no campo. Para tanto, recorreu-se à pesquisa qualitativa, que interpreta a realidade a partir da apreensão de indagações coletadas junto aos seus beneficiários. A pesquisa identificou, através de dados primários, mediante questionários aplicados e entrevistas realizadas, situações concretas capazes de responder aos objetivos deste trabalho. Quanto aos dados secundários, estes foram obtidos mediante análise documental, cedidos por instituições de planejamento e de pesquisas vinculadas ao desenvolvimento rural do Estado. Os principais resultados encontrados referentes a sucessos na implementação do PRONAF são: efetivo acesso ao crédito por parte dos pequenos produtores; flexibilidade e dinamismo do PRONAF; participação do agricultor na elaboração do inventário econômico e social do município e no financiamento de atividades rurais não agrícolas. Quanto aos entraves, observou-se o apego exagerado às culturas de subsistência; inexistência de assistência técnica e capacitação; baixa qualidade na organização política dos agricultores; desvio na aplicação de recursos; falta de acompanhamento e fiscalização do Programa e pouca divulgação das obras de infra-estrutura financiadas às prefeituras. Diante dos entraves aqui inventariados, são apresentadas sugestões para futuros ajustes no Programa, tais como: criação de agências do Banco Nacional da Agricultura Familiar para acompanhar as ações dos atores sociais envolvidos no Programa; criação de um canal de comunicação direcionado para o agricultor familiar com informações relevantes sobre a agricultura, envolvendo produção, preços de produtos, taxas de financiamentos e esclarecimentos sobre o PRONAF; e, condicionar o crédito à assistência técnica e capacitação. Dificuldades à parte, o grande mérito do Programa foi a capacidade de promover a valorização do indivíduo como cidadão, ao permitir-lhe experimentar a construção da cidadania através do acesso ao crédito, mais precisamente, do pequeno agricultor, antes nunca prestigiado. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2001_dis_smcgomes.pdf | 67,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.