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Tipo: Dissertação
Título: Competências necessárias para adequação e implantação do SPED: a percepção das organizações prestadoras de serviços contábeis de Fortaleza.
Autor(es): Guerra, Fellipe Matos
Orientador: Oliveira, Marcelle Colares
Palavras-chave: Tecnologia da informação;SPED (Sistema de recuperação da informação)
Data do documento: 2015
Citação: GUERRA, Fellipe Matos. Competências necessárias para adequação e implantação do SPED: a percepção das organizações prestadoras de serviços contábeis de Fortaleza. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Resumo: O interesse pelo tema – competências necessárias para adequação e implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) pelas organizações prestadoras de serviços contábeis de Fortaleza: a percepção dos empresários – justifica-se pela oportunidade de contribuir para a conscientização acerca dos benefícios os quais as empresas que prestam serviços contábeis têm com a adaptação eficaz ao SPED. A pesquisa objetiva responder o seguinte questionamento: quais as diferenças entre as competências necessárias para a eficaz implantação do projeto SPED e as existentes nos escritórios de contabilidade de Fortaleza? O objetivo geral proposto busca comparar as aptidões profissionais presentes nos escritórios de contabilidade do município de Fortaleza e as necessárias para a implantação eficaz do Projeto SPED. A metodologia baseia-se em um estudo exploratório, descritivo e qualitativo. A pesquisa de campo foi realizada em uma amostra de 10 empresas prestadoras de serviços contábeis na cidade de Fortaleza. A estrutura da presente dissertação compreende a tecnologia da informação, a história e evolução do sistema contábil, o impacto da introdução da tecnologia digital - o SPED -, o profissional contábil - aptidões pessoais e profissionais -, e as empresas prestadoras de serviços. Espera-se que os resultados possam contribuir para o conhecimento das organizações contábeis, sobre quais são as competências necessárias para se obter êxito com a implantação do projeto SPED.
Abstract: Interest in the subject about the skills needed for adaptation and implementation organizations to Public Digital Bookkeeping System (SPED): perception of organizations providing financial services to Fortaleza is justified in helping to raise awareness about the risks and opportunities for organizations providers of financial services. The context of the problematic reference to the following question: what level of compatibility between the skills necessary for the effective implementation of SPED design and expertise in the Fortress of accounting firms? The proposed overall objective is to analyze the compatibility of this professional expertise in accounting offices in Fortaleza and skills needed for effective implementation of the Public Digital Bookkeeping System (SPED).The methodology is based on an exploratory, descriptive and qualitative study; and the field survey of a sample of 10 companies providing financial services in the city of Fortaleza. The structure of this dissertation comprises information technology, history and evolution of the accounting system; the impact of the introduction of digital technology, the SPED, the accounting professional, personal and professional competence and service providers The main results show the light of certain objectives.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65829
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