Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65784
Tipo: Dissertação
Título: Qualidade de vida e satisfação dos associados a cooperativa agroindustrial de Brejo Santo LTDA - CCOPABS. no estado do Ceará
Autor(es): Brito, Marcos Antônio de
Orientador: Khan, Ahmad Saeed
Data do documento: 2002
Citação: BRITO, Marcos Antônio de. Qualidade de vida e satisfação dos associados a cooperativa agroindustrial de Brejo Santo LTDA - CCOPABS. no estado do Ceará. 2002. 90 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65784. Acesso em: 24 jun. 2022.
Resumo: Desde os tempos mais remotos o homem já trabalhava em equipe para atingir determinados objetivos impossíveis de serem realizados individualmente. Isto demonstra que a ideia cooperativista sempre existiu. No entanto, foi somente com o movimento associativista de Rochdale, ensejado no segundo quarto do século XIX, que ele toma a sua forma mais definitiva, pois tem como embasamento os princípios norteadores do cooperativismo. No Brasil, o cooperativismo foi legitimado em 1971 através da lei nº 5764. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise socioeconômica da Cooperativa Agroindustrial de Brejo Santo Ltda - COOPABS, bem como avaliar a qualidade de vida dos associados e a satisfação destes em relação aos serviços prestados pela cooperativa. Para atingir estes objetivos, foram utilizados dados primários coletados através de entrevistas diretas com os associados. Foram calculados dois índices: o Índice de Qualidade de Vida dos Cooperados — IQVC e o Índice de Satisfação dos Cooperados — ISC. Utilizou-se o modelo desenvolvido por FERNANDES (1997) para calcular o IQVC, que levou em consideração os indicadores saúde, educação, habitação, aspectos sanitários e de higiene, bens duráveis e lazer. Os indicadores que mais contribuíram para a composição do IQVC foram habitação, bens duráveis e lazer, enquanto os que menos contribuíram foram educação e saúde. O IQVC observado configurou-se no intervalo de média qualidade de vida. Para a aferição do ISC foi utilizada a metodologia desenvolvida por KHAN (2001), considerando-se os indicadores nível de participação nas decisões da cooperativa, assistência creditícia e revenda de insumos. O indicador que mais contribuiu para a formação do ISC foi o nível de participação, enquanto a assistência creditícia teve a menor contribuição. O ISC observado configurou-se no intervalo de satisfatório.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65784
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_dis_mabrito.pdf19,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.