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Tipo: Tese
Título: Avaliação do(s) modelo(s) educacional(is) de formação desenvolvido(s) para a atenção à saúde materno-infantil em Sobral/CE no período de 2014 a 2018
Autor(es): Nogueira, Denise Lima
Orientador: Machado, Marcia Maria Tavares
Coorientador: Sousa, Maria do Socorro de
Palavras-chave: Avaliação Educacional;Modelos Educacionais;Educação Continuada;Serviços de Saúde Materno-Infantil;Saúde Materno-Infantil
Data do documento: 2021
Citação: NOGUEIRA, Denise Lima. Avaliação do(s) modelo(s) educacional(is) de formação desenvolvido(s) para a atenção à saúde materno-infantil em Sobral/CE no período de 2014 a 2018. 2021. 243 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021 Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65779. Acesso em: 12 maio 2022.
Resumo: Na Saúde Coletiva, tanto a atenção à saúde como a educação são práticas sociais. Assim, o modo como elas dialogam e inter-relacionam influencia a organização dos serviços de saúde. No Brasil, as Redes de Atenção à Saúde emergem como uma estratégia para superar a fragmentação da atenção à saúde e aprimorar o funcionamento político-institucional do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2011, o Ministério da Saúde objetivando garantir assistência de qualidade à mulher desde o planejamento reprodutivo ao puerpério e à criança desde o nascimento aos 24 meses de idade instituiu a Rede Cegonha. Não obstante, compreendendo que garantir assistência de qualidade à mulher no período gravídico-puerperal e à criança, no âmbito do SUS, exige dos profissionais o desenvolvimento de competências que permitam a prestação de assistência à saúde pautada nos princípios da integralidade e universalidade, esta pesquisa objetivou: avaliar os modelos educacionais de formação para a atenção à saúde materno-infantil na Região de Sobral/CE, no âmbito da Rede Cegonha. Portanto, foi realizada uma pesquisa avaliativa, qualitativa, do tipo estudo de caso, em Sobral/CE, de junho de 2019 a março de 2020, tendo como unidades de análise documentos, diário de campo e entrevistas com participantes, mediante amostragem teórica e triangulação dos dados. Os documentos compreenderam àqueles relativos aos processos educativos sobre atenção à saúde materno-infantil de 2014 a 2018. Os participantes compreenderam 14 pessoas, entre os gestores/coordenadores da atenção e da educação na saúde de Sobral/CE e do Ceará e dos serviços de saúde materno-infantil de Sobral/CE. A coleta documental aconteceu por meio de um instrumento pré-definido e a entrevista foi semiestruturada e gravada. As informações das entrevistas foram organizadas e analisadas baseadas na análise temática de conteúdo de Bardin, com suporte do software MAXQDA Analytics Pro 2000, e as informações documentais analisadas por meio da análise documental, as quais foram acrescidas as informações oriundas do diário de campo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, com protocolo de número 3.355.553. Os resultados das fontes de dados foram apresentados e discutidos de forma orgânica. Estes foram organizados em duas categorias de análise, que se dividiram em subcategorias, convergindo na elaboração de uma proposta modelização da intervenção. A categorização “A Rede 8 Cegonha no município de Sobral, Ceará, Brasil”, se dividiu em outras três subcategorias de análise e a categoria “Os Processos formativos na e para a Atenção à Saúde Materno-Infantil em Sobral, Ceará, no período de 2014 a 2018” se dividiu em seis outras subcategorias. A partir dos resultados das duas categorias de análises, apresentamos uma proposta de Modelo lógico da Formação para a Atenção Saúde Materno-Infantil no município de Sobral/CE, no âmbito da Rede Cegonha a fim de contribuir com a compreensão, por parte dos atores envolvidos, da articulação dos elementos e atividades desta para a obtenção dos resultados programados, assim como para orientar tomada de decisão. Isto posto, esta pesquisa permitiu depreender que as práticas formativas é uma das estratégias adotadas para a qualificação da atenção à saúde materno-infantil em Sobral/CE.
Abstract: In Collective Health, both health care and education are social practices. Thus, the way in which they dialogue and interrelate influences the organization of health services. In Brazil, Health Care Networks emerge as a strategy to overcome the fragmentation of health care and improve the political and institutional functioning of the Unified Health System (SUS). In 2011, the Ministry of Health, aiming to guarantee quality assistance to women from reproductive planning to the puerperium and to children from birth to 24 months of age, established the Stork Network. Nevertheless, understanding that ensuring quality care for women during pregnancy and childbirth and for children, within the scope of SUS, requires professionals to develop skills that allow the provision of health care based on the principles of integrality and universality, this research aimed: to evaluate the educational models of training for maternal and child health care in the Sobral/CE region, within the scope of the Stork Network. Therefore, an evaluative, qualitative, case study research was carried out in Sobral/CE, from June 2019 to March 2020, having as units of analysis documents, field diary and interviews with participants, through theoretical sampling and triangulation of the data. The documents included those related to the educational processes on maternal and child health care from 2014 to 2018. Participants comprised 14 people, including managers / coordinators of health care and education in Sobral/CE and Ceará and health services maternal and child health in Sobral/CE. Documentary collection took place using a pre-defined instrument and the interview was semi-structured and recorded. The information from the interviews was organized and analyzed based on the thematic content analysis of Bardin, with support from the MAXQDA Analytics Pro 2000 software, and the documentary information analyzed through the documentary analysis, to which the information from the field diary was added. The research was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Ceará, under protocol number 3,355,553. The results of the data sources were presented and discussed organically. These were organized into two categories of analysis, which were divided into subcategories, converging in the elaboration of a proposed intervention modeling. The categorization “The Stork Network in the municipality of Sobral, Ceará, Brazil” was divided into three other analysis subcategories and the category “The Training Processes in and for Maternal and Child Health Care in Sobral, Ceará, in 10 the period of 2014 to 2018” was divided into six other subcategories. Based on the results of the two analysis categories, we present a proposal for a Logical Model of Training for Maternal and Child Health Care in the municipality of Sobral/CE, within the scope of the Stork Network in order to contribute to the understanding, on the part of the actors involved, the articulation of the elements and activities of this to obtain the programmed results, as well as to guide decision making. That said, this research allowed us to conclude that training practices are one of the strategies adopted for the qualification of maternal and child health care in Sobral/CE.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65779
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