Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65767
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, Fátima Maria Nobre | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-11T19:13:32Z | - |
dc.date.available | 2022-05-11T19:13:32Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Fátima Maria Nobre. Editorial. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 85, p.7-8, maio/ago. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-0847 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65767 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Atuação do conselho escolar | pt_BR |
dc.subject | Ontologia do ser social | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.title | Editorial | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Desde 1978, a revista Educação em Debate (EemD), periódico mais antigo da área de educação na região Nordeste, tem fomentado o debate em torno de temas vinculados à educação e áreas afins. No segundo quadrimestre deste ano, de acordo com nossa política de internacionalização, continuamos a apresentar artigos oriundos de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior (IES) nacionais e estrangeiras. Numa ordem alfabética dos títulos dos artigos, o leitor encontrará, neste número, temas variados no campo da educação, que apresentamos a seguir. A democracia no âmbito do conselho escolar: um estudo em escolas públicas do ensino fundamental do Distrito Federal é o tema do primeiro artigo; tem como objetivo refletir sobre a atuação do conselho escolar, a partir da visão de gestores de três escolas públicas de ensino fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, analisando sua função, sua relevância, seu papel de gestão, bem como suas ações no cotidiano escolar. O segundo artigo, A influência dos percursos históricos da modernidade na construção dos discursos sobre a infância, busca refletir sobre a emersão da modernidade e suas formas de subjetivação para compreender a produção de padrões sociais que, por vezes, acabam enrijecendo a singularidade e borrando a diversidade, principalmente, a infantil, inclusive no âmbito escolar. No terceiro artigo, As duas faces do trabalho: constituição e negação do homem, busca-se, a partir de uma visão marxiana, apresentar a dupla face do trabalho no capitalismo nas suas funções sociais de criador de valor de uso e criador de valor de troca. Como referência teórica, parte das concepções de Marx na sua obra O capital e toma o pensamento de Lukács na sua obra Ontologia do ser social. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_fmnlopes.pdf | 168,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.