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Tipo: TCC
Título: Maquiagem antivigilância: criação de estilos para impossibilitar o reconhecimento facial
Autor(es): Santana, Layla Maria Costa
Orientador: Oliveira Filho, João Vilnei de
Palavras-chave: Arte performática;Privacidade;Vigilância;Visão computacional
Data do documento: 2022
Citação: SANTANA, Layla Maria Costa. Maquiagem antivigilância: criação de estilos para impossibilitar o reconhecimento facial . 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2022.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver um conjunto de estilos usando maquiagem para testar a capacidade do reconhecimento de face da biblioteca Python dlib. As tecnologias da informação e comunicação têm intensificado as práticas ligadas ao monitoramento, com a vigilância se intensificando e se enraizando na nossa cultura. As câmeras de monitoramento espalhadas pelas cidades fazem milhares de registros de pessoas diariamente e armazenam esses arquivos em bancos de dados geridos por instituições particulares e governos e, na sua maioria, sem a fiscalização da população sobre o uso dessas informações: não se sabe a dimensão real do potencial negativo que há nesse monitoramento massivo de dados, devido especialmente à falta de transparência do uso dos dados obtidos pelos algoritmos de reconhecimento facial em sistemas de vigilância. Diante da prática crescente de monitoramento, artistas contribuem nas discussões em torno das questões de vigilância utilizando a arte como ferramenta de ativismo político e performance e tentando abrir os olhos das pessoas sobre o uso dessas tecnologias. Um exemplo é o artista e pesquisador americano Adam Harvey, com a realização da exposição Computer Vision Dazzle (CV Dazzle), que apresentou estilos de maquiagens que dificultam a identificação individual por sistemas de vigilância. CV Dazzle de Adam Harvey é a inspiração desta pesquisa e é usado como ponto de partida das discussões aqui realizadas. Além do trabalho de Adam Harvey em CV Dazzle, foram estudados os conceitos de maquiagem artística, privacidade e vigilância e moda anti vigilância. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi necessário entender o funcionamento dos algoritmos de detecção e reconhecimento facial e, após os estudos iniciais, foram desenvolvidos 20 estilos de maquiagem artística. Esses estilos foram fotografados e essas imagens usadas para posteriores testes de reconhecimento de face. Com a análise dos resultados dos testes, é possível afirmar que a maquiagem artística é capaz de dificultar o reconhecimento facial dos algoritmos.
Abstract: The present research aims to develop a set of styles using makeup to test the face recognition capability of the Python dlib library. Information and communication technologies have intensified the practices connected to monitoring, with surveillance intensifying and becoming ingrained in our culture. Monitoring cameras scattered around cities make thousands of records of people daily and store these files in databases managed by private institutions and governments and, for the most part, without the public's oversight of the use of this information: the real extent of the negative potential that exists in this massive data monitoring is unknown, due especially to the lack of transparency of the use of the data obtained by facial recognition algorithms in surveillance systems. In the face of the growing practice of monitoring, artists contribute to the discussions around surveillance issues by using art as a tool for political activism and performance and by trying to open people's eyes about the use of these technologies. One example is American artist and researcher Adam Harvey, with the making of the exhibition Computer Vision Dazzle (CV Dazzle), which presented styles of make-up that make it difficult for surveillance systems to identify individuals. Adam Harvey's CV Dazzle is the inspiration for this research and is used as a starting point for the discussions held here. In addition to Adam Harvey's work in CV Dazzle, the concepts of artistic makeup, privacy and surveillance, and anti-surveillance fashion were studied. For the development of this research, it was necessary to understand how facial detection and recognition algorithms work, and after initial studies, 20 artistic makeup styles were developed. These styles were photographed and these images were used for further face recognition tests. With the analysis of the test results, it is possible to state that artistic makeup is able to hinder the facial recognition algorithms.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65762
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