Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65748
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruchinho, Paulo Jorge Marcos | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-11T12:52:34Z | - |
dc.date.available | 2022-05-11T12:52:34Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | CRUCHINHO, Paulo Jorge Marcos. Valor formativo das aprendizagens significativas durante a crise pandêmica por Covid-19 para o desenvolvimento do ensino virtual no ensino superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, p. 348-359, set./dez. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-0847 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65748 | - |
dc.description.abstract | Reinventing distance learning processes due to the pandemic crisis by COVID-19 can be a source of “Significant Learning” for higher education faculty. This essay aims to demonstrate how the reflection on “Meaningful Learning” allows contributing to the development of pedagogical practices in virtual education. It begins by describing how the virtual guiding process of monographic assignments was structured and how the students were monitored in such a way that the social distance did not affect the cohesion of the groups. Subsequently, it presents the two “Significant Learning” that were obtained through reflection: 1) that it is possible to stimulate a distance learning environment in which students increase their understanding of a topic and work collaborating with each other and 2) that the creation of this learning environment turns faculty into “Academic Coaches”. These two “Significant Learnings” assert the critical role of the reflection of faculty in increasing of the “Informal Learning” in virtual education. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Ensino informal | pt_BR |
dc.subject | Ensino reflexivo | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento dos docentes | pt_BR |
dc.subject | Ensino virtual | pt_BR |
dc.subject | Distance education | pt_BR |
dc.subject | Informal education | pt_BR |
dc.subject | Reflective teaching | pt_BR |
dc.subject | Faculty development | pt_BR |
dc.subject | Virtual education | pt_BR |
dc.subject | Educación a distancia | pt_BR |
dc.subject | Educación informal | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza reflexiva | pt_BR |
dc.subject | Desarrollo docente | pt_BR |
dc.subject | Educación virtual | pt_BR |
dc.title | Valor formativo das aprendizagens significativas durante a crise pandêmica por Covid-19 para o desenvolvimento do ensino virtual no ensino superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Valor formativo del aprendizaje significativo durante la Pandemia Covid-19 para el desarrollo de la educación virtual en la educación superior | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A reinvenção dos processos de ensino a distância por força da crise pandémica por COVID-19 pode ser uma fonte útil de “Aprendizagens Significativas” para os docentes do ensino superior. Este ensaio pretende demonstrar como a reflexão sobre a “Aprendizagem Significativa” permite contribuir para desenvolvimento de práticas pedagógicas no ensino virtual. Começa por descrever como foi estruturado o processo de orientação virtual de trabalhos monográficos e como foi feito o acompanhamento dos estudantes de forma que o distanciamento social imposto pelo confinamento obrigatório não afetasse a coesão dos grupos. Posteriormente, apresenta as duas “Aprendizagens Significativas” que foram obtidas por meio da reflexão individual: 1) que é possível dinamizar um ambiente de aprendizagem a distância em que os estudantes aumentam a sua compreensão sobre um tópico e trabalham em colaboração entre si e 2) que a criação desse ambiente de aprendizagem torna o docente orientador num “Coach Académico ”. Essas duas “Aprendizagens Significativas” afirmam o papel crítico da reflexão dos docentes no aumento da “Aprendizagem Informal” no ensino virtual. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | La reinvención de los procesos de aprendizaje a distancia debido a la crisis pandémica por COVID-19 puede ser una fuente útil de “Aprendizaje Significativo” para los docentes de educación superior. Este ensayo pretende demostrar cómo la reflexión sobre el “Aprendizaje Significativo” permite contribuir al desarrollo de prácticas pedagógicas en la enseñanza virtual. Empieza describiendo cómo se estructuró el proceso de orientación virtual para trabajos monográficos y cómo se monitoreó los estudiantes para que la distancia social por el cierro obligatorio no afectara la cohesión de los grupos. En seguida presenta los dos “Aprendizaje Significativos” que se obtuvieron a través de la reflexión: 1) que es posible estimular un ambiente de aprendizaje a distancia en el que los estudiantes aumenten su comprensión de un tema y trabajen en colaboración entre ellos y 2) que la creación de este ambiente de aprendizaje convierte el tutor en un “Coach Académico”. Estos dos “Aprendizajes Significativo” afirman el rol crítico de la reflexión de los docentes para incrementar el “Aprendizaje Informal” en la enseñanza virtual. | pt_BR |
dc.title.en | Formative value of meaningful learning during Covid-19 Pandemic for the development of virtual education in higher education | pt_BR |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_art_pjmcruchinho.pdf | 379,18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.