Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65722
Tipo: TCC
Título: Complexo cultural Parangaba
Autor(es): Peixoto, Nara Gabriela de Mesquita
Orientador: Schramm, Solange Maria de Oliveira
Palavras-chave: Cultura;Lazer;Parangaba;Renovação urbana
Data do documento: 2016
Citação: PEIXOTO, N. G. de M. Complexo cultural Parangaba. 2016. 140 p. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: Este trabalho parte de uma ideia de cidade na qual pulsa cultura em cada uma de suas veias. A cultura como forma de expressar nossas ideias e ações, de nos tornar capazes de participar e lutar por uma sociedade mais justa e digna. Encontrei no bairro de Parangaba um meio para expressar isso, pois é um local riquíssimo em recursos naturais, históricos e culturais, além do fato de ter muitas minhas vivências na região, como usuária de seus espaços. Aprendi, durante intercâmbio de estudos em Lisboa, que a cidade não precisa ser cruel com as pessoas, que há vida nas ruas e que o espaço público precisa ser respeitado. Muitas vezes, o que falta é um meio para isso, um símbolo talvez. Passado um ano, quando voltei, a primeira impressão que tive foi quão rica é a nossa cultura. Que me perdoem os portugueses, mas nossa música é a melhor do mundo.... A proposta considera várias escalas de análise, aprofundando-se na escala do edifício, com a proposição de um centro cultural, associado a um teatro. Trata-se de uma renovação urbana do centro histórico Parangaba, contemplando a proposição de novos equipamentos públicos que podem induzir a revitalização de outros já existentes, de cunho esportivo, culinário, educacional e ou cultural
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65722
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_2016_ngmpeixoto.pdf15,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.