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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Evasão: um estudo a partir da gestão da permanência estudantil em Instituições de Ensino Superior da rede privada da cidade do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Abandono: un estudio desde la gestión de la permanencia de los estudiantes en las Instituciones de Educación Superior de la red privada de la ciudad de Río de Janeiro
Título em inglês: Dropout: a study from the management of student permanence in Higher Education Institutions of the private network of the city of Rio de Janeiro
Autor(es): Castelucio, Marcia Regina da Silva
Jeunon, Ester Eliane
Palavras-chave: Evasão;Instituições de ensino superior;Evasion;Higher education institutions;Evasión;Instituciones de educación superior;Gestão da permanência
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: CASTELUCIO, Marcia Regina da Silva; JEUNON, Ester Eliane. Evasão: um estudo a partir da gestão da permanência estudantil em Instituições de Ensino Superior da rede privada da cidade do Rio de Janeiro. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 26, p. 122-149, jul./dez. 2021.
Resumo: A evasão é um tema recorrente nas Instituições de Ensino Superior(IES). Para os gestores, manter os estudantes nas IES até a sua efetiva diplomação é um grande desafio. Por isso, analisar de que forma as IES da rede privada gerenciam a permanência dos discentes para reduzira evasão é o objetivo deste artigo. Para tanto, optou-se por realizar uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e estudo de caso envolvendo cinco IES da rede privada na cidade do Rio de Janeiro. Gestores das IES foram entrevistados utilizando-se roteiro de entrevista semiestruturado, contendo indagações sobre o objeto do estudo. Os resultados apontaram para uma preocupação com a evasão escolar. Contudo, evidenciaram-se a falta de alinhamento conceitual sobre a evasão e poucas informações sobre as causas e percentuais dos discentes evadidos. Observou-se que a gestão da permanência não é praticada de forma sistêmica, com a atuação integrada de todos os setores das IES, de modo que contribuam para melhorar o desempenho dessas instituições, mitigando, assim, a evasão. O desenvolvimento deste estudo presta sua colaboração ao identificar oportunidades de melhoria nas IES privadas para a temática da evasão escolar a partir da gestão da permanência.
Abstract: Dropout is a recurrent theme in Higher Education Institutions (HEIs). For managers, keeping students in HEIs until their effective graduation is a great challenge. Therefore, analyzing how the private network HEIs manage the permanence of students to reduce dropout is the objective of this article. Therefore, it was decided to carry out descriptive research, with a qualitative approach and a case study involving five private HEIs in the city of Rio de Janeiro. HEI managers were interviewed using a semi-structured interview script, containing questions about the object of the study. The results pointed to a concern with school dropout. However, there was a lack of conceptual alignment on dropout and little information on the causes and percentages of dropout students. It was observed that the permanence management is not practiced in a systemic way, with the integrated action of all sectors of the HEIs, so that they contribute to improve the performance of these institutions, thus mitigating dropouts.The development of this study lends its collaboration to identifying opportunities for improvement in private HEIs for the theme of school dropout from the management of permanence.
Resumen: La deserción es un tema recurrente en las Instituciones de Educación Superior (IES). Para los gerentes, mantener a los estudiantes en las IES hasta su graduación efectiva es un gran desafío. Por tanto, analizar cómo las IES de la red privada gestionan la permanencia de los estudiantes para reducir la deserción es el objetivo de este artículo. Por lo tanto, se decidió realizar una investigación descriptiva, con enfoque cualitativo y un estudio de caso que involucró a cinco IES privadas de la ciudad de Río de Janeiro. Se entrevistó a los directores de IES mediante un guión de entrevista semiestructurado, que contenía preguntas sobre el objeto de estudio. Los resultados señalaron una preocupación por la deserción escolar. Sin embargo, hubouna falta de alineación conceptual sobre la deserción y poca información sobre las causas y los porcentajes de estudiantes que abandonaron la escuela. Se observó que la gestión de la permanencia no se practica de manera sistémica, con la acción integrada de todos los sectores de las IES, para que contribuyan a mejorar el desempeño de estas instituciones, mitigando así la deserción. El desarrollo de este estudio presta su colaboración a la identificación de oportunidades de mejora en las IES privadas para la temática de la deserción escolar desde la gestión de la permanencia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65701
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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