Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65694
Tipo: Dissertação
Título: Determinantes socioeconômicos da situação nutricional das famílias de Fortaleza
Autor(es): Souza, Eliane Pinheiro de
Orientador: Khan, Ahmad Saeed
Palavras-chave: Nutrição - População urbana
Data do documento: 2002
Citação: SOUZA, Eliane Pinheiro de. Determinantes socioeconômicos da situação nutricional das famílias de Fortaleza. 2002. 124 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65694. Acesso em: 24 jun. 2022.
Resumo: O trabalho procurou identificar os determinantes socioeconômicos da situação nutricional da população de Fortaleza. Os aspectos considerados referem-se à caracterização do nível de ingestão de calorias, proteínas, vitaminas e sais minerais pela população de Fortaleza em relação ao minimo recomendado pela FAO/OMS; e a comparação entre a quantidade média de ingestão de nutrientes pelas famílias das diferentes regiões de Fortaleza e a identificação das variáveis socioeconômicas que podem influenciar o consumo de nutrientes. Os dados utilizados nesta pesquisa foram primários, obtidos a partir da aplicação de questionário junto aos chefes de família residentes nas seis regiões administrativas de Fortaleza. Com o intuito de atender os objetivos desta pesquisa, empregou-se análise tabular, gráfica, teste de Duncan para a comparação múltipla das médias de nutrientes e análise de regressão. Os resultados evidenciam que existe uma relação positiva entre a quantidade consumida de nutrientes com a renda familiar e o nível de escolaridade da mãe, e uma relação negativa com a migração e a situação das mães de baixa renda quanto ao trabalho. Os resultados ainda demonstram que há diferença significativa entre as condições nutricionais das famílias residentes nas diferentes regiões administrativas, sobretudo entre as regiões II e Ill e entre as regiões Ill e IV. O estudo também possibilita identificar que a demanda para a maioria dos nutrientes é inelástica à renda. Verifica-se também que as precárias condições socioeconômicas comprometem o estado nutricional da população estudada. Nesse sentido, é necessário que o poder público redirecione recursos para amenizar esse grave problema. Sugere-se também a relevância de orientação às famílias sobre a necessidade de balanceamento dos alimentos, tendo em vista o consumo desequilibrado de alguns nutrientes por várias famílias pesquisadas.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65694
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_dis_epsouza.pdf26,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.