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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Georgia da Cruz-
dc.contributor.authorPereira, Suyane Lima-
dc.date.accessioned2022-05-09T18:56:00Z-
dc.date.available2022-05-09T18:56:00Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationPEREIRA, Suyane Lima. Construção do pós-morte a partir das cores: uma análise do filme A Noiva Cadáver, de Tim Burton. Orientadora: Georgia da Cruz Pereira. 2021. 59 f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65669-
dc.description.abstractThis work analyzes how colors influence the cinematographic narratives of the animation genre. We started with the emergence of drawings until their animation using different supports and then popularization through cinema. We present the introduction of colors in the works of the Seventh Art, ranging from disbelief in passing a real image to their exploration to reveal information about the characters. We continue with the presentation of color theory and its meanings based on psychological and artistic studies carried out by Eva Heller (2013), Abreu and Andrade (2016), Braga and Costa (2020) and Silva (2017). From a contextualization of funeral rituals and conceptions of the afterlife in the West, we proceeded to an analysis of A Corpse Bride (2005) using the methods developed by Aumont and Marie (2004) and Vanoye and Goliot-Lété (1994). In this way, the feature film went through the decoupage process and then the scenes were selected according to their relevance for the analysis of colors.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnimaçãopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCorespt_BR
dc.subjectA Noiva Cadáverpt_BR
dc.titleConstrução do pós-morte a partir das cores: uma análise do filme A Noiva Cadáver, de Tim Burtonpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho analisa como as cores influenciam as narrativas cinematográficas do gênero animação. Iniciamos pelo surgimento dos desenhos até a sua animação utilizando diferentes suportes e depois popularização através do cinema. Apresentamos a introdução das cores nas obras da Sétima Arte que vão da descrença em passar uma imagem real até sua exploração para transparecer informações sobre as personagens. Seguimos com a apresentação da teoria das cores e seus significados a partir de estudos psicológicos e artísticos realizados por Eva Heller (2013), Abreu e Andrade (2016), Braga e Costa (2020) e Silva (2017). A partir de uma contextualização dos rituais fúnebres e concepções do pós-morte no Ocidente, procedemos uma análise dA Noiva Cadáver (2005) usando os métodos desenvolvidos por Aumont e Marie (2004) e Vanoye e Goliot-Lété (1994). Dessa forma, o longa-metragem passou pelo processo de decupagem e depois as cenas foram selecionadas de acordo com a sua relevância para a análise das cores.pt_BR
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