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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6565
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Miranda, Dilmar Santos de | - |
dc.contributor.author | Uchôa, Mateus Vinícius Barros | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-12T14:20:56Z | - |
dc.date.available | 2013-11-12T14:20:56Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | UCHÔA, Mateus Vinícius Barros. Estéticas da memória: linguagem, origem e imagem na crítica do conhecimento em Walter Benjamin. 2012. 127 f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade. Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6565 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Language | pt_BR |
dc.subject | Benjamin, Walter, 1892-1940 - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Imagem (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject | Teoria do conhecimento | pt_BR |
dc.title | Estéticas da memória: linguagem, origem e imagem na crítica do conhecimento em Walter Benjamin | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O projeto de estudo em questão visa aprofundar-se na obra de Walter Benjamin, concentrando-se na idéia de limiar como uma noção estruturante que perpassa as múltiplas fases de seu pensamento. O modo de alegorese presente e expressivo na escrita deste autor, onde se articula uma teoria das imagens dialéticas, é importante para nossa interpretação pois a própria escrita benjaminiana apresenta-se como um medium-de-reflexão onde revela-se as suas concepções epistemológicas acerca do caráter da Idéia, suas reflexões estéticas e sua crítica de caráter historiográfico. Toda sua escrita que traz em si tais questões é a expressão e zona de limiar a respeito da relação belo/verdade, forma/conteúdo, linguagem/imagem, sensível/inteligível, tempo/história. Sugere-se então que a partir da relação entre verdade e beleza, Benjamin desenvolve em sua crítica o conceito de sem-expressão, elemento este que desfaz a falsa totalidade da aparência para revelar um fragmento verdadeiro do mundo, pela obra de arte, conectando a arte enquanto aparência ao campo da verdade revelando-a como lei essencial para o pensamento. O trabalho propõe-se a refletir, juntamente com essas questões, o vínculo entre o conceito de sem-expressão e o aspecto intrinsecamente fragmentário do conhecimento histórico-linguístico deste pensador berlinense no intuito de apresentar nesta reflexão a força fisiognômica da linguagem, ou seja, sua expressão imagética na relação entre símbolo e alegoria que constituem um limiar de crítica imanente em Walter Benjamin. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC |
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