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dc.contributor.authorArrais, Luciana Figueiredo Lacanallo-
dc.contributor.authorCoelho, Géssica Cristina-
dc.contributor.authorSilva, Jhenifer Licero Schuete-
dc.contributor.authorMatos, Tayna Eduarda da Silva-
dc.date.accessioned2022-05-09T13:39:03Z-
dc.date.available2022-05-09T13:39:03Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo; COELHO, Géssica Cristina; SILVA, Jhenifer Licero Schuete; MATOS, Tayna Eduarda da Silva. O jogo e a matemática: problematizando a ação educativa no ensino remoto e presencial. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, p. 261-275, set./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65656-
dc.description.abstractThe article aims to discuss limits and possibilities for mathematics teaching according to the assumptions of the Cultural-Historical Theory (CHT) and the TeachingOrienteering Activity (GTA), from a game designed for teaching in the classroom context and adapted for Emergency Remote Teaching (ERT). Therefore, we will report this process with a math game proposed for the early years of elementary school, made by teachers and academics who are part of the Pedagogical Mathematics Workshop at the State University of Maringá (PMW/UEM). As a result of the pandemic, teachers who participating of PMW/UEM faced with the need to think and seek alternatives capable of guaranteeing the school’s role, even in adverse conditions to what had hitherto existed in schools and society. We sought to identify, in the group of participants involved in the development of this game, the limits and possibilities of teaching and the need that, in any type of teaching, we need to consider the theoretical-methodological principles in the teaching organization are underprivileged. Thus, we ensured the appropriation of scientific knowledge to all students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAtividade Orientadora de Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectSituação desencadeadora de aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching-orienteering activitypt_BR
dc.subjectEmergency Remote Teachingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectActividad de Orientación Docentept_BR
dc.subjectAprendizaje Remoto de Emergenciapt_BR
dc.subjectSituación desencadenante de aprendizajept_BR
dc.titleO jogo e a matemática: problematizando a ação educativa no ensino remoto e presencialpt_BR
dc.title.alternativeEl juego y la matemáticas: problematizando la acción educativa en la enseñanza remota y presencialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo tem por objetivo discutir limites e possibilidades para o ensino da matemática de acordo com os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC) e da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), a partir de um jogo elaborado para o ensino no contexto escolar presencial e adaptado para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para tanto, relataremos esse processo com um jogo de matemática proposto para os anos iniciais do ensino fundamental, elaborado por professores e acadêmicos que fazem parte da Oficina Pedagógica de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (OPM/UEM). Em razão da pandemia, os professores participantes da OPM/UEM se depararam com a necessidade de pensar e buscar alternativas capazes de garantir a função da escola, mesmo em condições adversas em relação ao que se conhecia até então nas escolas e na sociedade. Buscamos identificar, no grupo de participantes envolvidos com a elaboração desse jogo, limites e possibilidades do ensino e a necessidade de que, em toda modalidade de ensino, não se secundarize os princípios teórico-metodológicos que devem ser levados em conta em sua organização, com o objetivo de assegurar a apropriação dos conhecimentos científicos a todos os alunos.pt_BR
dc.description.abstract-esEl artículo tiene como objetivo discutir los límites y posibilidades para la enseñanza de las matemáticas según los supuestos de la Teoría Histórico-Cultural (THC) y la Actividad Docente Orientadora (AOE), a partir de un juego diseñado para la enseñanza en el contexto del aula y adaptado para la enseñanza remota de emergencia (ERE). Para eso, informaremos este proceso con un juego de matemáticas propuesto para los primeros años de la escuela primaria y realizado por profesores y académicos que forman parte del taller pedagógico de Matemática de la Universidad Estatal de Maringá (OPM / UEM). Debido a la pandemia, los docentes participantes de la OPM/ UEM, se vieron enfrentados a la necesidad de pensar y buscar alternativas capaces de garantizar el funcionamiento de la escuela, incluso en condiciones adversas a lo que hasta entonces había existido en las escuelas y en la sociedad. Buscamos identificar, en el grupo de participantes involucrados en el desarrollo de este juego, los límites y posibilidades de la docencia y la necesidad de que, en todas las modalidades de enseñanza, no deben pasarse por alto los principios teórico-metodológicos que deben tenerse en cuenta en la organización de la enseñanza, con el objetivo de asegurar la apropiación del conocimiento científico a todos los estudiantes.pt_BR
dc.title.enGaming and the mathematics: problematizing the educational action in remote and face-to-face teachingpt_BR
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