Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65652
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Movimentos de ensino e aprendizagem durante a Pandemia de Covid-19 e seus impactos na formação de pedagogas |
Título(s) alternativo(s): | Movimientos de enseñanza y aprendizaje durante la Pandemia de Covid 19 y sus impactos en la formación de pedagogas |
Título em inglês: | Teaching and learning movements during the Covid-19 Pandemic and its impacts on teacher training |
Autor(es): | Souza, Simone de Yaegashi, Solange Franci Raimundo Glatz, Emanoela Thereza Marques de Mendonça |
Palavras-chave: | Ensino Remoto Emergencial;Pandemia de covid-19;Ensino;Aprendizagem;Emergency Remote Learning;Covid-19 pandemic;Pedagogy;Teaching;Learning;Enseñanza Remota Emergencial;Pedagogía;Enseñanza;Aprendizaje |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | SOUZA, Simone de; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; GLATZ, Emanoela Thereza Marques de Mendonça. Movimentos de ensino e aprendizagem durante a Pandemia de Covid-19 e seus impactos na formação de pedagogas. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, p. 219-233, set./dez. 2021. |
Resumo: | O estudo teve como objetivo investigar e contrapor as significações atribuídas às modalidades de ensino presencial e remota vivenciadas por vinte e duas acadêmicas do curso de Pedagogia, vinculadas ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Para a coleta de dados, foram utilizados dois questionários: um para os dados sociodemográficos e outro referente às modalidades de ensino presencial, a distância (EaD) e Ensino Remoto Emergencial (ERE), os quais foram preenchidos via Google Forms. Verificou-se que as marcas do modelo presencial ainda são fortes e estão associadas às possibilidades de interação face a face entre professores e colegas, o que conduz a comparações com a EaD e o ERE, sinalizando a inevitável incursão das tecnologias digitais para fins educacionais. Chegou-se à conclusão de que a pandemia trouxe à tona inúmeros aspectos que desvelam desigualdades sociais, tais como a falta de acesso à internet de qualidade e equipamentos compartilhados entre membros de uma mesma família. Revelou-se, ademais, a necessidade de organização do ambiente de estudos e do gerenciamento do tempo, em um contexto de equilibração de funções profissionais, estudantis e familiares. |
Abstract: | The study aimed to investigate and contrast the meanings attributed to the modalities of face-to-face and remote teaching experienced by twenty-two Pedagogy course academics who are associated with the National Plan for the Training of Basic Education Teachers (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR) at the State University of Maringá. For data collection, two questionnaires were used: one for sociodemográficas data and the other for on-site teaching, distance teaching (Ensino a Distância - EaD), and Emergency Remote Teaching (Ensino Remoto Emergencial - ERE), which were completed via Google Forms. It was found that the features of the on-site model are still strong and are connected with the possibilities of face-to-face interaction between teachers and colleagues, which leads to comparisons with the EaD and ERE, signaling the inevitable incursion of digital technologies for educational purposes. It was concluded that the pandemic brought to light several aspects that reveal social inequalities, such as the lack of access to quality internet and equipment shared between members of the same family. Furthermore, it was revealed the need to organize the study environment and time management in a context of balancing professional, student, and family functions. |
Resumen: | Este estudio tuvo por objetivo investigar y contraponer las significaciones atribuidas a las modalidades de la enseñanza presencial y remota vivida por veintidós académicas de la carrera de Pedagogía, vinculadas al Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), de la Universidade Estadual de Maringá. Para la recolección de datos se utilizó dos cuestionarios: uno para los datos sociodemográficos y otro referente a las modalidades de enseñanza presencial, a distancia (EaD) y Enseñanza Remota Emergencial (ERE), los cuales fueron rellenados vía Google Forms. Se verificó que las marcas del modelo presencial todavía son fuertes y están asociados a las posibilidades de interacción cara a cara entre profesores y colegas, lo que conduce a comparaciones con la EaD y el ERE, lo que señala la inevitable incursión de las tecnologías digitales para fines educativos. Se concluyó que la pandemia trajo consigo un sin números de aspectos que desvelan desigualdades sociales, tales como la falta de acceso a la internet de buena calidad y equipamientos compartidos entre muchos miembros de una misma familia. Se ha revelado, aún, la necesidad de organización del ambiente de estudios y del gerenciamiento del tiempo, en un contexto de equilibrio de las funciones profesionales, estudiantiles y familiares. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65652 |
ISSN: | 2526-0847 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_ssouzasfryaegashi.pdf | 287,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.