Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65647
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaschoa, Jaqueline Delgado-
dc.date.accessioned2022-05-09T12:08:53Z-
dc.date.available2022-05-09T12:08:53Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationPASCHOAL, Jaqueline Delgado. Letramento digital e prática pedagógica no ensino superior: reflexões sobre os desafios do estágio supervisionado. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, p. 204-218, set./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65647-
dc.description.abstractGiven the emergency situation caused by the health crisis, due to the pandemic of COVID-19, which led to the suspension of classroom school activities, it was necessary to reorganize the education systems, opting for remote work throughout the country. The purpose of this study was to discuss the relationship between digital literacy and pedagogical practice from the supervised internship, in higher education, in times of pandemic. Believing that it is possible to use technologies in a more critical and reflexive way, the goal was to bring to the debate the importance of technologies, beyond their instrumental use. In this sense, the proposal developed in the supervised internship course, in the teacher training course, indicates that this field of knowledge is also consolidated as a research space, since it was possible to propose activities that allowed future professionals to know, analyze and intervene in the child’s education, online, contributing to their learning and full development.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInternshippt_BR
dc.subjectAlfabetización digitalpt_BR
dc.subjectFormaciónpt_BR
dc.subjectPrácticaspt_BR
dc.titleLetramento digital e prática pedagógica no ensino superior: reflexões sobre os desafios do estágio supervisionadopt_BR
dc.title.alternativeAlfabetización digital y práctica pedagógica en educación superior: reflexiones sobre los retos de las prácticas supervisadaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiante da situação emergencial causada pela crise sanitária em função da pandemia da COVID-19 que desencadeou a suspensão das atividades escolares presenciais, foi necessária a reorganização dos sistemas de ensino, optando-se pelo trabalho remoto em todo o país. Desse modo, a intenção deste estudo foi discutir a relação entre letramento digital e a prática pedagógica a partir do estágio supervisionado no ensino superior, em tempos de pandemia. Por acreditar que é possível fazer uso das tecnologias de maneira mais crítica e reflexiva, o objetivo foi trazer para o debate a importância das tecnologias, para além do seu uso instrumental. Nesse sentido, a proposta desenvolvida na disciplina de estágio supervisionado no curso de formação de professores indica que esse campo do conhecimento se consolida, também, como espaço de pesquisa, visto que foi possível a proposição de atividades que permitiram aos futuros profissionais conhecer, analisar e intervir na educação da criança, de modo on-line, contribuindo para a sua aprendizagem e desenvolvimento integral.pt_BR
dc.description.abstract-esAnte la situación de emergencia provocada por la crisis de salud, por la pandemia COVID-19, que provocó la suspensión de las actividades escolares presenciales, fue necesario reorganizar los sistemas educativos, optando por el trabajo a distancia en todo el país. Así, la intención de este estudio fue discutir la relación entre la alfabetización digital y la práctica pedagógica desde la pasantía supervisada, en la educación superior, en tiempos de pandemia. Creyendo que es posible hacer uso de las tecnologías de una manera más crítica y reflexiva, el objetivo fue traer al debate la importancia de las tecnologías, más allá de su uso instrumental. En este sentido, la propuesta desarrollada en la disciplina de prácticas supervisadas, en el curso de formación del profesorado, indica que este campo del conocimiento también se consolida como un espacio de investigación, ya que fue posible proponer actividades que permitieron a los futuros profesionales, conocer, analizar e intervenir en la educación de los niños, en línea, contribuyendo a su aprendizaje y desarrollo integral.pt_BR
dc.title.enDigital literacy and pedagogical practice in higher education: reflections on the challenges of supervised internshippt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_jdpsdchoal.pdf250,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.