Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65633
Tipo: Resumo
Título: Programa de Iniciação Artística (INICIART) vivência e experiências
Autor(es): Carvalho, Érica Albernaz Ferreira de
Silva, Ana Karen Araújo
Magalhães, Carlos Magno Bezerra de Oliveira
Sousa, Francisca Érika Magalhães de
Costa, Natércia Cleia Simplício da
Pessoa, Soraya Moreira
Palavras-chave: Artes - Estudo e ensino;Ensino profissional
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: CARVALHO, Érica Albernaz Ferreira de; SILVA, Ana Karen Araújo; MAGALHÃES, Carlos Magno Bezerra de Oliveira; SOUSA, Francisca Érika Magalhães de; COSTA, Natércia Cleia Simplício da; PESSOA, Soraya Moreira. Programa de Iniciação Artística (INICIART) vivência e experiências. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: O INICIART, Programa de Iniciação Artística,vinculado a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), supervisionado pela da Seção de Atenção Psicossocial (SAP), foi criado no intuito de contribuir para a inserção dos estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), tanto no meio acadêmico quanto no meio urbano através do contato com a arte . Objetiva facilitar essa inclusão através de criações individuais e coletivas em artes plásticas, desenvolvendo habilidades na área, disseminar essa produção na universidade, fortalecer o vínculo entre os participantes e melhorar o desempenho acadêmico do grupo. A bolsa se desenvolve na UFC em dois locais diferentes: no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) e na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Para a participação na bolsa, os candidatos inscrevem-se e submetem-se a processo seletivo, que acontece anualmente no primeiro semestre, apresentam documentação requerida que comprove os pré-requisitos, ambos constantes no edital e regulamento do programa.No primeiro semestre deste ano, foram desenvolvidas atividades explorando técnicas de desenho livre com o carvão, pintura com nanquim, guache, aquarela, tinta a óleo, gravura e xilogravura, tendo como base obras dos artistas Aldemir Martins, Antônio Bandeira, Chico da Silva, Descartes Gadelha e Raymundo Cela, do acervo do próprio MAUC; posteriormente, esses estudos foram mais explorados em saraus desenvolvidos pelos bolsistas. Tais atividades possibilitaram a criação livre e espontânea, trazendo mais autoconfiança no experimentar e tornando oportuno observar o mundo e a arte de maneira diferente e crítica. O grupo conclui que a importância da bolsa se dá na facilitação de uma formação para além do padrão acadêmico, instigando o pensar, a criação de novas possibilidades e a oportunidade de interação mais livre dentro da universidade - o que ajuda os alunos a lidar com as expectativas e prazos e proporciona condições psíquicas favoráveis para a permanência.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65633
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_eafcarvalho.pdf41,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.