Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65617
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Frasseto, Dulcelina da Luz Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-06T15:12:44Z | - |
dc.date.available | 2022-05-06T15:12:44Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | FRASSETO, Dulcelina da Luz Pinheiro. Estágio on-line: implicações na formação de pedagogos em tempos de pandemia. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, p. 151-167, set./dez. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-0847 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65617 | - |
dc.description.abstract | The primary objective of this article is to analyze the academic narratives on the mandatory curricular internship of the Pedagogy program carried out online in the first semester of 2020. To report the experience with a group of educators from a semi-attendance college located in the south of Brazil and perceive the new pieces of knowledge acquired from this internship possibility, as well as to detect the possible setbacks to professional training. The said text enumerates the possibilities offered by the University for the Internship to be possible. This is an experience report using as a research source the testimonies written in the internship reports. The theoretical background that substantiates this text is based on the research carried out by Bloch (2001), Freire (2013), Gatti (2010), Libâneo (2007), Nóvoa (1995), Pimenta and Lima (2006, 2019), and Tardif (2002), in addition to the Brazilian legislation pertaining to internships. The final synthesis shows some constructions of new pieces of knowledge and, on the other hand, the gaps of an unrealized experience. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Estágio on-line | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.subject | Online internship | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Pedagogía | pt_BR |
dc.subject | Práctica en línea | pt_BR |
dc.subject | Formación de profesores | pt_BR |
dc.title | Estágio on-line: implicações na formação de pedagogos em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.title.alternative | Prácticas en línea: implicaciones para la formación de pedagogos en tiempos de pandemia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo tem como principal objetivo analisar as narrativas acadêmicas sobre o estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia, realizado de forma on-line no primeiro semestre de 2020. Também procura relatar a experiência vivenciada com um grupo de pedagogas de uma faculdade semipresencial, localizada no Sul do Brasil, perceber os novos conhecimentos adquiridos a partir dessa possibilidade de estágio, bem como detectar os possíveis retrocessos na formação profissional. O referido texto enumera as possibilidades oferecidas pela universidade para que fosse possível a realização do estágio. Trata-se de um relato de experiência, utilizando como fonte de pesquisa os testemunhos escritos nos relatórios de estágio. O referencial teórico que fundamenta este texto é baseado nas pesquisas realizadas por Bloch (2001), Freire (2013), Gatti (2010), Libâneo (2007), Nóvoa (1995), Pimenta e Lima (2006, 2019), Tardif (2002), assim como pela legislação brasileira referente ao estágio. A síntese final mostra algumas construções de novos conhecimentos e, por outro lado, as lacunas de uma experiência não realizada. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | El objetivo principal de este artículo es analizar las narrativas académicas sobre la pasantía curricular obligatoria del curso de Pedagogía, realizada en línea en el primer semestre de 2020. Informar la experiencia con un grupo de pedagogos, de un colegio semipresencial, ubicado en el Sur de Brasil y, percibir los nuevos conocimientos adquiridos a partir de esta posibilidad de pasantía, así como detectar posibles retrocesos en la formación profesional. El texto mencionado enumera las posibilidades que ofrece la universidad para hacer posible la pasantía. Se trata de un relato de experiencia, utilizando como fuente de investigación los testimonios redactados en los informes de prácticas. El marco teórico que sustenta este texto se basa en la investigación realizada por: Bloch (2001), Freire (2013), Gatti (2010), Libâneo (2007), Nóvoa (1995), Pimenta y Lima (2006, 2019), Tardif (2002), así como por la legislación brasileña en materia de pasantía. La síntesis final muestra algunas construcciones de nuevos conocimientos y, por otro lado, las lagunas de una experiencia no realizada. | pt_BR |
dc.title.en | Online internships: implications for the training of educators in pandemic times | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_dlpfrasseto.pdf | 358,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.