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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65616
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Faria, Ana Amália Gomes de Barros Torres | - |
dc.contributor.author | Pereira-Neto, Lauro Lopes | - |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-06T15:11:36Z | - |
dc.date.available | 2022-05-06T15:11:36Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | FARIA, Ana Amália Gomes de Barros Torres; PEREIRA-NETO, Lauro Lopes; ALMEIDA, Leandro Silva. Efeitos da aprendizagem remota em estudantes do ensino superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 43, n. 86, p. 136-150, set./dez. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-0847 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65616 | - |
dc.description.abstract | In face of measures to contain the advance of the new coronavirus, Higher Education Institutions had to impose a new educational scenario for students. This study aims to analyze the effects of Emergency Remote Teaching (ERE) on the students’ experience. The Adaptation Questionnaire for Remote Higher Education (QAES-R), adapted by Ferraz et al. (2020). 420 IFAL students, aged between 17 and 67 years, participated. Most participants work and study and have an income equal to or less than 1.5 minimum incomes. The results show that the ERE brought impacts to students, especially the younger ones with less conditions, showing lack of motivation, intention to drop out and a lower rate of adaptation to their courses. The findings of this research can contribute to future lines of investigation aimed at promoting institutional adjustments for greater student engagement, adaptation and permanence at university, during and after the pandemic. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Adaptação | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.subject | School adjustment | pt_BR |
dc.subject | Remote teaching | pt_BR |
dc.subject | Educación Superior | pt_BR |
dc.subject | Adaptación | pt_BR |
dc.subject | Educación a distancia | pt_BR |
dc.title | Efeitos da aprendizagem remota em estudantes do ensino superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Efectos del aprendizaje a distancia en estudiantes de la educación superior | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Com as medidas para conter o avanço do novo coronavírus, as Instituições de Ensino Superior precisaram impor aos estudantes um novo cenário educacional. Este estudo objetiva analisar os efeitos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na vivência dos estudantes. Foi aplicado o Questionário de Adaptação ao Ensino Superior Remoto (QAES-R), adaptado por Ferraz et al. (2020). Participaram 420 estudantes do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com idades entre 17 e 67 anos. A maioria dos participantes trabalha e estuda e tem renda igual ou inferior a 1.5 salário-mínimo. Os resultados mostram que o ERE trouxe impactos para os estudantes, principal- mente os mais novos, com menos condições, evidenciando desmotivação, intenção de abandono e um menor índice de adaptação aos seus cursos. Os achados desta pesquisa podem contribuir com futuras linhas de investigação que visem à pro- moção de adequações institucionais para um maior engajamento dos estudantes, sua adaptação e permanência na universidade, durante e após a pandemia. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Con las medidas para contener el avance del nuevo coronavirus, se impone para las Instituciones de Educación Superior y los estudiantes un nuevo escenario educacional. El objetivo de este estudio fue analizar los efectos de la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE) en la vivencia de los estudiantes. El instrumento de la investigación fue un Cuestionario de Adaptación para la Educación Superior Remota (QAES-R), adaptado por Ferraz et al. (2020). Participaron 420 estudiantes del Instituto Federal de Alagoas (IFAL), de 17 a 67 años. La mayor parte de los respondientes trabaja y estudia y tienen ingresos iguales o inferiores a 1.5 salarios mínimos. Los resultados enseñan que el ERE trajo impactos en los estudiantes, principalmente en los más jóvenes, financieramente más vulnerables, lo que revela desmotivación, intención de desertar de los estudios, y una tasa más baja de adaptación a sus cursos. Estos hallazgos pueden contribuir con futuras líneas de investigación en torno a adecuaciones institucionales para mayor participación, adaptación y permanencia de los estudiantes en la universidad, durante y después de la pandemia. | pt_BR |
dc.title.en | Effects of remote learning on higher education students | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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