Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65614
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Dialogicidade e escuta sensível: metodologias ativas de um projeto de extensão entre afetos da Pandemia de Covid-19.
Título(s) alternativo(s): Dialogicidad y escucha sensible: metodologías activas de un proyecto de extensión entre afectos de la Pandemia de covid-19
Título em inglês: Dialogue and sensible listening: active methodologies of an extension project among affects of the covid-19 Pandemic
Autor(es): Guedes, Poliana Gomes de Oliveira
Vieira, Maria Dolores dos Santos
Palavras-chave: Dialogicidade;Ensino superior;Escuta sensível;Metodologias ativas;Pandemia;Dialogue;Higher education;ensible listening;Pandemic;Dialógica;Escucha sensible;Metodologías activas
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: GUEDES, Poliana Gomes de Oliveira; VIEIRA, Maria Dolores dos Santos. Dialogicidade e escuta sensível: metodologias ativas de um projeto de extensão entre afetos da Pandemia de Covid-19. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, p.105-120, set./dez. 2021.
Resumo: O ato de ensinar transcende as paredes da sala de aula e se alinha com os fatores internos e externos que o indivíduo, a ser ensinado, vivencia. Nesse caso, não se pode dissociar a vida da educação. Um exemplo para essa questão é a pandemia decorrente do vírus respiratório chamado SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19. Ele vem produzindo impactos que vão além da ordem epidemiológica e se estendem para os aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos de ordem global. Nessa perspectiva, o artigo objetiva discutir a dialogicidade e a escuta sen- sível como metodologias ativas no ensino superior emergencial remoto durante a pandemia de covid-19, a partir dos dados de um projeto de extensão desenvolvido entre/com docentes e discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A metodologia empregada foi da realização de visitas virtuais com os partícipes discentes e seus familiares uma vez por se- mana, nas quais se realizavam a escuta sensível e o diálogo para depois pensar ações de intervenção em conformidade com as necessidades dos sujeitos envol- vidos. Os dados produzidos pelo projeto confirmam a dialogicidade e a escuta sensível como metodologias ativas no ensino superior emergencial remoto, além de apresentá-las como movimentos que amenizam os impactos causados pela pandemia de covid-19. Eles foram os caminhos dos afetos que ampararam aquele aluno/a que estava passando por situações críticas, que sentia a falta física do espaço universitário, dos colegas e professores/as. Considera-se, pelas implica- ções trazidas no estudo, que a dialogicidade e a escuta sensível são dois alicerces de uma metodologia ativa que beneficia a relação aluno-professor e aluno-universidade, acolhe e aproxima o discente ao seu curso, de sua universidade, muitas vezes, chamada por eles de sua segunda casa.
Abstract: The action of teaching transcends the classroom walls and lines up with the inner and outer factors that the individual to be taught experiences. In this case, life and education cannot be dissociated. An example for this question is the pandemic due the respiratory virus called SARS-CoV-2, which causes the disease Covid-19. It has been producing impacts that go beyond the epidemiological order and extend for the social, economic, cultural and of global order political aspects. In this perspective, the article aims to discuss on the dialogue and sensible listening as active methodologies in the remote-contingent higher education during the Covid-19 pandemic, starting from the data of a project of a university extension among/with the faculty and undergraduates from the Pedagogy Program of the Federal University of Piauí. The employed methodology was the performance of the virtual visits to the students and their families once a week, at which the sensible listening and the dialogue were carried out, for, after, to think about interventions actions that fit the needs of the involved ones. The data produced by the project confirm the dialogue and the sensible listening as active methodologies in the remote-contingent higher education, besides of showing them as movements that soften the impacts caused by the Covid-19 pandemic. They were the paths of the affections that supported that student who was going through critical situations, who felt lack of the physical space of the university, from the colleagues and professors. It is considered by the implications brought in the study that the dialogue and the sensible listening are two foundations of an active methodology that benefits the student-professor and student-university relationships, welcomes and brings the student closer to his course, to his university, often called by the students as second home.
Resumen: El acto de enseñar trasciende las paredes del aula y está alineado con los factores internos y externos que experimenta el individuo a quien se le enseña. En este caso, no se puede separar la vida de la educación. Un ejemplo para esta cuestión es la pandemia causada del virus respiratorio llamado SARS-Cov-2, que provoca la enfermedad Covid-19. Ha venido produciendo impactos que van más allá del orden epidemiológico y se extienden a los aspectos sociales, económicos, culturales y políticos de un orden global. Desde esta perspectiva, el artículo tiene como objetivo discutir la dialogicidad y la escucha sensible como metodologías activas en la educación superior de emergencia remota durante la pandemia de Covid-19, a partir de los datos de un proyecto de extensión desarrollado entre/con docentes y estudiantes del Curso de Licenciatura en Pedagogía de la Universidad Federal del Piauí (UFPI). La metodología utilizada trataba de la realización de visitas virtuales con los estudiantes participantes y sus familiares una vez a la semana, en las que se realizó una escucha sensible y un diálogo, y luego pensar en acciones de intervención acordes a las necesidades de los sujetos involucrados. Los datos producidos por el proyecto confirman la dialogicidad y la escucha sensible como metodologías activas en la educación superior de emergencia remota, además de presentarlas como movimientos que amenizan los impactos causados por la pandemia Covid-19. Fueron los caminos del cariño que apoyaron a ese estudiante que atravesaba situaciones críticas, que sentía la falta física del espacio universitario, de compañeros y profesores. Se considera por las implicaciones aportadas al estudio que la dialogicidad y la escucha sensible son dos fundamentos de una metodología activa que beneficia la relación alumno-docente y alumno-universidad, acoge y acerca al alumno a su curso, a su universidad, muchas veces llamada por ellos desde su segundo hogar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65614
ISSN: 2526-0847
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_pgoguedesmdsvieira.pdf3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.