Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeriguetti, Karen Muniz-
dc.contributor.authorFerreira, Pedro-
dc.date.accessioned2022-05-06T15:02:51Z-
dc.date.available2022-05-06T15:02:51Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFERIGUETTI, Karen Muniz; FERREIRA, Pedro. Covid-19 e os impactos na integração dos estudantes imigrantes e/ou racializados de instituições de ensino superior portuguesas. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 43, n. 86, p. 87-104, set./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65613-
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic has led to important socio-economic transformations and demanded from governments and other institutions measures and policies that can mitigate or minimize some of its impacts. Considering that the impacts (and also the measures) are suffered differentially by people in different social positions, this study looks at the experience of migrant and/or racialized Higher Education students in Portugal. The pandemic has been understood as a limit situation and therefore we tried to understand how people in this group were impacted in their integration and academic trajectories, namely how the changes imposed by the pandemic situation may have contributed to worsening and deepening their vulnerability and fragility, both social and economic. Therefore, the objective of the study was to understand the lived experiences of immigrant and/or racialized students, and the transformations that the pandemic situation brought to their integration and academic trajectories. We used narrative episodic interviews to collect the material that was analyzed using thematic analysis. From the analysis of the 15 interviews online of undergraduate, master and PhD students, we note the importance of the motivations to migrate, and of the economic, academic and institutional difficulties. Nevertheless, it was possible to note that a feeling of belonging and brotherhood has also prevailed among the students. Both findings favour a reflection on the process of integration in Higher Education contexts.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEstudantes imigrantespt_BR
dc.subjectRacializaçãopt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectStudent immigrantspt_BR
dc.subjectRacializationpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectEstudiantes inmigrantespt_BR
dc.subjectRacializaciónpt_BR
dc.titleCovid-19 e os impactos na integração dos estudantes imigrantes e/ou racializados de instituições de ensino superior portuguesaspt_BR
dc.title.alternativeCovid-19 y los impactos en la integración de estudiantes inmigrantes y / o racializados de las instituciones de educación superior portuguesaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pandemia por doença da COVID-19 tem levado a importantes transformações socioeconômicas e exigido dos governos e de outras instituições diversas medidas e políticas de mitigação ou minimização de alguns dos seus impactos. Tendo em conta que os impactos (e também as medidas) são sentidos diferencialmente por pessoas em diferentes posições sociais, este estudo foca a experiência de estu- dantes imigrantes e/ou racializados no Ensino Superior em Portugal. Tendo sido a pandemia considerada como situação-limite, procurou-se compreender como as pessoas desse grupo foram impactadas na sua integração e em seus trajetos acadêmicos, nomeadamente o modo como as mudanças impostas pela pandemia podem ter contribuído para a agudização e o aprofundamento de vulnerabilidades e de fragilidades sociais e econômicas. O objetivo deste estudo foi, por isso, compreender as experiências e vivências dos estudantes imigrantes e/ou racializados, e as transformações que a pandemia trouxe na sua integração e trajetória acadêmica. Fez-se a opção metodológica pela entrevista narrativa episódica, tendo posteriormente o material sido analisado com recurso à análise temática. A partir da análise de 15 entrevistas on-line a estudantes de graduação, mestrado e doutorado, salientam-se a importância das motivações para a migração, as dificuldades econômicas, as dificuldades acadêmicas e as dificuldades institucionais. Porém, foi possível averiguar que prevaleceu entre eles mesmos, estudantes, o sentimento de pertença e irmanação. Ambos os achados favorecem uma reflexão sobre o fenômeno-processo da integração no contexto do Ensino Superior.pt_BR
dc.description.abstract-esLa pandemia de la enfermedad COVID-19 ha provocado importantes cambios socioeconómicos y ha exigido a los gobiernos y otras instituciones varias medidas y políticas para mitigar o minimizar algunos de sus impactos. Teniendo en cuenta que los impactos (incluso las medidas) se sienten de manera diferencial por personas en diferentes posiciones sociales, este estudio se centra en la experiencia de estudiantes inmigrantes y/o racializados en Educación Superior en Portugal. Dado que la pandemia se consideró como una situación- extrema, buscamos comprender cómo las personas de este grupo se vieron afectadas en su integración y en sus trayectorias académicas, es decir, cómo los cambios impuestos por la pandemia han agudizado y profundizado sus vulnerabilidades, fragilidades sociales y económicas. El objetivo de esta investigación fue, por tanto, comprender las experiencias y vivencias de los estudiantes inmigrantes y/o racializados, y las transformaciones que la pandemia trajo a su integración y trayectoria académica. La opción metodológica utilizada fue la encuesta narrativa episódica, y después el material fue analizado como recurso para el análisis temático. A partir del análisis de 15 entrevistas en línea con estudiantes de pregrado, maestría y doctorado, se resalta la importancia de las motivaciones para la migración, las dificultades económicas, las dificultades académicas y las dificultades institucionales. Sin embargo, se pudo constatar que el sentimiento de pertenencia y hermandad prevaleció entre ellos. Estos resultados de la investigación favorecen una reflexión acerca del fenómeno-proceso de integración en el contexto de la Educación Superior.pt_BR
dc.title.enCovid-19 and the impacts in the integration of migrant and/or racialized students from portuguese higher education institutionspt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_kmferiguettipferreira.pdf411,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.