Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJesus, Adriana Regina de-
dc.date.accessioned2022-05-06T14:52:15Z-
dc.date.available2022-05-06T14:52:15Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationJESUS, Adriana Regina de. A pós-graduação no contexto da crise pandêmica: reflexões sobre o ensino remoto emergencial realizado em um programa de pós-graduação localizado no norte do Paraná. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, set./dez. p. 46-58, 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65610-
dc.description.abstractThe article aims to understand the implications of emergency remote teaching in the training of students in Masters and Doctoral courses in a Graduate Program in Education located in northern Paraná. Thus, the students enrolled in the courses manifested themselves through the applied questionnaires that they are favorable to emergency remote teaching as a result of COVID 19. However, it was also essential to identify that the students point out that the emergency remote teaching does not allow interaction between the subjects involved, thus implying in the formation and development of research. It is evident that social interaction is fundamental in the training of the researcher. The data analysis method adopted is based on the assumptions of the qualitative approach. As a research technique, we developed a bibliographic study using the studies of some authors, among them Cordeiro (2020), Charczuk (2020), Hodges et al. (2020), Morais Neto et al. (2020), and data collection through an online form applied to students of master’s and doctoral courses in education in a graduate program located in northern Paraná. At the end of the study, we believe that it is impossible not to see the negative impact caused by the pandemic, especially in relation to the pain caused by the thousands of lives lost. Regarding the progress of research and actions of the Program, we can say that there was an effort by the coordination of the course, professors and students, so that the damage could be alleviated in the face of a pandemic scenario never seen before.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectPós-graduação stricto sensupt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectStricto sensu postgraduate studiept_BR
dc.subjectEnseñanza remota de emergenciapt_BR
dc.subjectEstudios de posgrado estricto sensupt_BR
dc.titleA pós-graduação no contexto da crise pandêmica: reflexões sobre o ensino remoto emergencial realizado em um programa de pós-graduação localizado no norte do Paranápt_BR
dc.title.alternativeEstudios de postgrado en el contexto de la crisis pandémica: reflexiones sobre la enseñanza remota de emergencia realizada en un programa de graduado ubicado en Paraná nortept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo tem como objetivo compreender as implicações do ensino remoto emergencial na formação dos estudantes dos cursos de mestrado e doutorado de um programa de pós-graduação em educação localizado no norte do Paraná. Desse modo, os discentes matriculados nos cursos manifestaram-se por meio dos questionários aplicados que são favoráveis ao ensino remoto emergencial em decorrência da COVID-19. No entanto, foi imprescindível identificar também que os discentes apontam que o ensino remoto emergencial não possibilita interação entre os sujeitos envolvidos, implicando dessa maneira na formação e no desenvolvimento das pesquisas. Fica evidente que a interação social é fundante na formação do pesquisador. O método de análise de dados adotado está embasado nos pressupostos da abordagem qualitativa. Como técnica de pesquisa, desenvolvemos um estudo bibliográfico utilizando estudos de alguns autores, dentre eles Cordeiro (2020), Charczuk (2020), Hodges et al. (2020), Morais Neto et al. (2020), e coleta de dados referente à formulário on-line aplicado a estudantes dos cursos de mestrado e doutorado em educação de um programa de pós-graduação localizado no norte do Paraná. Ao final do estudo, consideramos que é impossível não constatar o impacto negativo causado pela pandemia, principalmente em relação à dor pelos milhares de vidas perdidas. No que concerne ao andamento das pesquisas e das ações do Programa, podemos afirmar que houve um esforço por parte da coordenação do curso, dos docentes e discentes, para que os prejuízos pudessem ser amenizados diante de um quadro de pandemia nunca visto antes.pt_BR
dc.description.abstract-esEl artículo tiene como objetivo comprender las implicaciones de la enseñanza remota de emergencia en la formación de estudiantes de cursos de Maestría y Doctorado en un Programa de Posgrado en Educación ubicado en el norte de Paraná. Así, los estudiantes matriculados en los cursos manifestaron a través de los cuestionarios aplicados que son favorables a la enseñanza remota de emergencia como resultado del COVID 19. Sin embargo, también fue fundamental identificar que los estudiantes señalan que la enseñanza remota de emergencia no permite la interacción. entre los sujetos involucrados, lo que implica en la formación y desarrollo de la investigación. Es evidente que la interacción social es fundamental en la formación del investigador. El método de análisis de datos adoptado se basa en los supuestos del enfoque cualitativo. Como técnica de investigación, desarrollamos un estudio bibliográfico utilizando los estudios de algunos autores, entre ellos Cordeiro (2020), Charczuk (2020), Hodges et al. (2020), Morais Neto et al. (2020), y recolección de datos a través de un formulario en línea aplicado a estudiantes de maestrías y doctorados en educación en un programa de posgrado ubicado en el norte de Paraná. Al final del estudio, creemos que es imposible no ver el impacto negativo que provocó la pandemia, especialmente en relación al dolor que provocan los miles de vidas perdidas. En cuanto al avance de las investigaciones y acciones del Programa, podemos decir que hubo un esfuerzo por parte de la coordinación del curso, profesores y estudiantes, para que el daño se pudiera paliar ante un escenario pandémico nunca antes visto.pt_BR
dc.title.enGraduate studies in the context of the pandemic crisis: reflections on emergency remote teaching carried out in a graduate program located in north Paranápt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_arjesus.pdf316,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.